Para demonstrar a eficiência da utilização do remineralizador de solo pó de basalto, a Prefeitura de Uberlândia exibirá em seu estande, na edição 2023 da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec), testes feitos com hortaliças e gramíneas. As amostras serão expostas a quem visitar o espaço preparado pela Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI) no Parque de Exposições Camaru, entre os dias 21 e 24 de março.
“As amostras visam materializar os resultados obtidos desde o uso do pó de basalto em cultivares. É sabido que este remineralizador de solo auxilia no crescimento, produção e rendimento das plantas, mas levar essa experiência aos olhos do público contribuirá com o entendimento sobre os estudos que vêm sendo apoiados e desenvolvidos pela Prefeitura”, expressou a secretária da pasta, Thalita Jorge.
Os experimentos estarão acessíveis ao lado do “Portal da História do Basalto” e serão apresentados, durante toda a realização da feira, por técnicos responsáveis pela condução dos estudos. O público que passar pelo estande da Prefeitura poderá conferir, entre outras amostras, alface, rúcula, berinjela e milho. As plantas estão sendo cultivadas no Anexo Agropecuário da SMAEI, de onde serão levadas para a Femec.
Resultados pó de basalto
O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia sobre o uso de pó de basalto como remineralizador de solo agora pode ser conferido ainda mais de perto pela população. A Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação elaborou a primeira cartilha virtual com o resultado dos estudos locais realizados pela equipe da pasta junto a parceiros ao longo de 2022. O material está disponível para consulta no Portal da Prefeitura.