O Procon Uberlândia, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, promoveu, nesta sexta-feira (17), o workshop “Mercado de Consumo e Bem-Estar Animal: do combate a práticas abusivas à implementação do consumo eticamente sustentável”. O encontro, realizado no auditório Cícero Diniz, encerrou as ações da superintendência pela Semana do Consumidor e contou com a presença de aproximadamente 230 pessoas.
Segundo o superintendente do Procon, Egmar Ferraz, a causa animal tem ganhado destaque na sociedade brasileira e que Uberlândia tem avançado na pauta. “O animal é um ser consciente e por isso deve ser respeitado como tal. Essa iniciativa traz esperança de que as políticas públicas voltadas para a causa animal possam ser implementadas.”
O workshop teve quatro painéis, com especialistas em defesa da fauna, proteção e defesa do consumidor, órgãos de fiscalização e representantes de empresas e supermercados. Na abertura do evento, o promotor Fernando Martins ministrou a palestra sobre as relações de consumo que envolvem os animais.
Entre os temas abordados no workshop, destaque para o bem-estar na avicultura industrial e no mercado de ovos, incentivo à produção, consumo eticamente sustentável, tutela jurídica dos animais e sustentabilidade ética.