A Associação dos Paraplégicos de Uberlândia, parceira da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e do Praia Clube, conquistou cinco medalhas (quatro de ouro e uma de bronze) no Campeonato Brasileiro de Atletismo da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI), competição realizada entre 16 e 18 de março, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, com a participação de representantes de todo o país.
As medalhas foram conquistadas por Ana Luiza Fonseca (ouro no arremesso de disco e no lançamento de dardo), Wellington Fernandes (ouro no lançamento de dardo e no heptatlo) e Lucas Silva (bronze nos 5.000 metros rasos). A equipe também foi representada por Thiago Sousa (6° lugar nos 400 metros rasos), além do treinador Leandro Garcia e dos staffs Maria Geande Sousa e Paulo Henrique Fonseca.
O educador físico da Futel, Leandro Garcia, comemora os resultados. “Mais uma vez, a Aparu/Futel/Praia Clube esteve entre os destaques da competição, ao conquistar medalhas e alcançar importantes marcas. A partir de agora, nosso foco é treinar para as próximas competições, especialmente o Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico 2023”, completou.
Conquistas recentes
Considerada uma das principais equipes do país no paradesporto, a Aparu/Futel/Praia Clube treina no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel) e conquistou, somente em 2022, 227 medalhas, com destaque para 32 no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo (sendo 10 de ouro, 14 de prata e 8 de bronze) e 68 nos três Meetings e nos dois Desafios Loterias Caixa de Atletismo de São Paulo (52 de ouro e 14 de prata). A equipe também conquistou duas medalhas (uma de prata e outra de bronze) no Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica, disputado na Arena Sabiazinho.