Uberlândia se mantém como referência nacional em saneamento e melhor de Minas de acordo com o novo ranking do saneamento básico divulgado pelo Instituto Trata Brasil nesta segunda-feira (20). A cidade, que obteve nota máxima em 11 indicadores avaliados, é a melhor do Estado desde 2009, quando o estudo foi iniciado pelo órgão.
Responsável pelo saneamento na cidade, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) é a segunda melhor autarquia municipal do setor no Brasil. No ranking, Uberlândia obteve a nota máxima em atendimento total de água (10), esgoto (10) e tratamento de esgoto referente a água consumida (10).
O diretor geral do Dmae, Renato Rezende, lembra os investimentos realizados pela autarquia ao longo dos últimos anos. “Desde 2017, já foram investidos aproximadamente meio bilhão em saneamento em Uberlândia, o que reflete nos resultados. Além de termos obtido nota máxima em 11 dos 12 critérios avaliados, o único indicador que não obteve nota máxima foi o índice de perdas volumétricas, mas vale ressaltar que este índice foi melhor que em 2022 em 7,7%”, explica.
Novos investimentos
Ainda no final de 2022, a Prefeitura de Uberlândia assinou contrato com a Caixa, na linha de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), no valor de R$ 100 milhões para revitalização e ampliação da rede de água e esgoto da cidade
Já foram instaladas novas adutoras na avenida Rondon Pacheco e entre os bairros Mansour e Luizote de Freitas ainda em 2022. Neste ano, além do início das obras de revitalização da estação de tratamento de esgoto (ETE) Uberabinha, estão sendo instaladas novas adutoras de água tratada na região do bairro São Jorge, entre várias outras previstas, incluindo o novo reservatório do bairro São Jorge.