O atendimento de qualidade e eficiente oferecido pela parceria entre Prefeitura de Uberlândia e o Corpo de Bombeiros por meio do Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate) foi determinante para garantir o sucesso de um parto de emergência ocorrido na manhã desta terça-feira (21) no bairro Roosevelt. Acionada por volta das 8h30, a equipe composta por bombeiro, médico e enfermeiro do Município conseguiu se deslocar rapidamente com a Unidade de Suporte Avançado (USA) e auxiliar a jovem de 25 anos, que entrou em trabalho de parto ainda em casa.
A USA é uma UTI móvel e está entre as sete ambulâncias utilizadas pelo serviço que, desde agosto de 2019, aprimorou o atendimento de emergência à população de Uberlândia. O Siate conta com apoio de regulação médica própria, na sede do órgão.
Conforme a assessora técnica, Maria Aparecida Gomes, a paciente acionou o serviço pelo 193 para ser levada ao hospital. No entanto, assim que a ambulância chegou, foi constatado que já estava em trabalho de parto. Rapidamente, a equipe iniciou as manobras necessárias para o nascimento do bebê. Mãe e filho foram conduzidos, posteriormente, para monitoramento e exames médicos no Pronto Socorro do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).
Siate em Uberlândia
O trabalho do Siate em Uberlândia é feito por equipes mistas. As ambulâncias que atuam no sistema são formadas por bombeiros, médicos e enfermeiros municipais, além de contar com o apoio de uma regulação médica própria para avaliação dos pedidos de socorro que chegam pelo número 193.
Desde a inauguração em agosto de 2019, o Siate recebeu mais de 104 mil ligações, sendo que, somente no ano de 2022, os chamados somaram mais de 21.600. De todos esses atendimentos, 5.136 foram resolvidos pela regulação médica via telefone. Outros 11.300 demandaram a presença de ambulância. As Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) e Hospital Municipal complementam com excelência o serviço, recebendo pacientes oriundos de ocorrências recebidas pelo serviço.
Quanto mais rápido o cidadão for atendido, menores são as chances de evolução para um quadro mais grave. Com um serviço mais completo, principalmente com a presença da regulação médica, 97% das ocorrências pré-hospitalares foram solucionadas em até uma hora, ou seja, dentro do que os profissionais chamam de “Período de Ouro”, que é o momento mais adequado para atendimento.