Dez paratletas da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), parceira da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e do Praia Clube, disputam, neste fim de semana, entre sexta-feira (24) e domingo (26), a 1ª Fase Nacional Loterias Caixa de Atletismo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, com a participação de representantes de todo o país.
A equipe Aparu/Futel/Praia Clube será representada pelos competidores Adeildo Henrique e Lucas Barbosa, nos 1.500 metros rasos; Clayton Pacheco e Rafael Nunes, no salto em distância; Edmar Oliveira e Kenned Justino, no lançamento de dardo; e por Fábio Reis, João Victor Borges, Juliana Oliveira e Mauro Evaristo no arremesso de peso. Completam a delegação, o treinador e chefe da equipe, Leandro Garcia, e o auxiliar técnico e atleta-guia, Deverson Bruno.
“Os paratletas vivem um excelente momento e têm treinado com bastante empenho e seriedade. Por isso, a expectativa é que a equipe faça boas provas, conquiste medalhas e esteja entre os destaques da competição”, disse o educador físico da Futel, Leandro Garcia.
Referência
Considerada uma das principais equipes do país no paradesporto, a Aparu/Futel/Praia Clube treina no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel). No ano passado, por exemplo, foram conquistadas 227 medalhas, com destaque para 32 delas (sendo 10 de ouro, 14 de prata e 8 de bronze) no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo e outras 68 nos três Meetings e nos dois Desafios Loterias Caixa de Atletismo de São Paulo (52 de ouro e 14 de prata).
Na última semana, a equipe também conquistou cinco medalhas (quatro de ouro e uma de bronze) no Campeonato Brasileiro de Atletismo da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI), realizado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.