A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, deu início, na tarde desta quarta-feira (22), a uma série de palestras sobre o desenvolvimento do setor agro na 10ª edição da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec). Parceira do município nos estudos sobre o remineralizador de solo pó de basalto, a empresa Campo foi uma das que se apresentaram na Arena da Inovação, no estande da Prefeitura, para mostrar os resultados obtidos a partir dos estudos e testes aplicados com o pó de rocha.
Na apresentação, foi abordado um breve histórico das pesquisas feitas no município desde 2019, na intenção de validar, conhecer e caracterizar, tanto em laboratório quanto em campo, a eficiência do pó de basalto. O minério encontrado em abundância em Uberlândia está dentro da instrução normativa do Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa) e pode ser utilizado no cultivo de inúmeras plantas.
Durante a explanação sobre os testes feitos em grandes culturas, como soja, milho, eucalipto e café, o engenheiro agrônomo e diretor da Campo, Marcos de Matos Ramos, apresentou os resultados do ensaio de eficiência agronômica e as avaliações de campo produzidas pelo remineralizador de solo.
“Os resultados em campo atestam tudo o que tem sido feito nas unidades demonstrativas. Ao adicionar basalto percebemos o incremento de produtividade, o que para o agricultor representa um ganho altíssimo, reduzindo os custos da produção. Esta parceria com a Prefeitura é fundamental porque é uma tecnologia que ainda não tinha uma divulgação e acesso ao público”, pontuou Marcos. Os ensaios foram realizados em fazendas da região nas safras 2021/22 e 2022/23.
Entre os participantes que prestigiaram o evento estava o chefe da Divisão de Agricultura Conservacionista do Mapa, Maurício Carvalho de Oliveira.
(Confira aqui a programação da Femec 2023 que acontece no estande da Prefeitura).