O prefeito Odelmo Leão assinou, na tarde desta quinta-feira (23), um protocolo de intenções junto à empresa Cargill visando a restauração de áreas de preservação permanente (APP) nos cursos d’água do município. A oficialização do termo ocorreu na Arena da Inovação, espaço montado pela Prefeitura de Uberlândia na Feira do Agronegócio Mineiro (Femec), que acontece no Parque de Exposições Camaru.
“Esse protocolo busca recuperar leitos de nossos rios e córregos, seja daqueles que cortam a cidade, ou mesmo dos que atravessam nossa zona rural. As áreas atendidas serão as pertencentes ao poder público. Para tanto, ajustamos este memorando que será executado por meio dos programas Buriti Cidade e Buriti”, contou o prefeito.
A restauração das áreas de preservação será feita com a adoção do plantio de espécies nativas regenerantes a serem definidas em projeto, a fim de recuperar danos ambientais e necessidades do ecossistema. Atualmente, Uberlândia dispõe de 40 cursos hídricos que poderão ser contemplados pelo projeto, sendo 21 localizados, integralmente ou em parte, no perímetro urbano, e outros 19 fora dele.
O projeto será supervisionado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e atenderá ao Acordo de Cooperação Técnica (ACT) e seu respectivo plano de trabalho com a Cargill. Desde o início das atividades de reparação, o prazo estabelecido para a conclusão do plantio é de 12 meses, podendo ser ampliado.
“Esse é um ato de respeito. É um ato de respeito da gestão pública com o meio ambiente e um ato de respeito de uma das maiores empresas do mundo com o futuro sustentável da nossa cidade”, destacou o diretor-geral do Dmae, Renato Rezende.
Para a efetivação das melhorias ambientais, uma implementadora será contratada pela Cargill para realizar os trabalhos determinados em projeto. Após a assinatura deste protocolo, o próximo passo prevê o ajuste do acordo de cooperação técnica entre as partes, que estabelecerá o custeio, pela Cargill, da recuperação dos cursos d’água do município.
“É um prazer estar em Uberlândia, que é palco de um programa premiado nacionalmente, o Buriti. A Cargill enxergou a Prefeitura como um parceiro estratégico para implementar um programa maior, que envolve o compromisso de restaurar 100 mil hectares de vegetação nativa no Brasil. Uberlândia é a cidade que sedia o maior investimento da Cargill fora dos Estados Unidos. Aqui, a gente pode beneficiar tanto a comunidade quanto as operações da companhia”, disse o gerente de projetos de sustentabilidade da multinacional, Raphael Hamawaki.