A secretária municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Jorge, foi uma das convidadas para a roda de conversa do 3º Encontro das Mulheres no Agronegócio, realizado na manhã desta quinta-feira (23) no Parque de Exposições Camaru como parte da programação da 10ª Feira do Agronegócio Mineiro (Femec).Voltado para produtoras rurais e estudantes, entre outros segmentos, o evento ainda teve palestras sobre finanças, empreendedorismo feminino e economia rural, entre outros temas. A Femec é promovida pelo Sindicato Rural de Uberlândia e tem a Prefeitura de Uberlândia como parceira.
“É um evento que conta com a participação de mulheres renomadas e que conquistaram seus espaços no agronegócio. Isto serve de inspiração para todas que atuam no setor”, destacou a secretária.
A Femec é considerada como um dos principais eventos de Minas Gerais na comercialização de máquinas, equipamentos, implementos e insumos agrícolas. Neste ano, a expectativa é que o evento movimente R$ 1,5 bilhão em negócios. O tema escolhido é “Agro ESG – Produção sustentável que valoriza pessoas”.
Prefeitura de Uberlândia na Femec
Como uma das principais parceiras do Sindicato Rural na realização da Femec desde sua primeira edição, neste ano a Prefeitura está oferecendo um espaço exclusivo, estruturado pela Secretaria de Agronegócio, Economia e Inovação.
“A nossa principal atração neste ano é a apresentação dos resultados obtidos com o uso do pó de basalto na agricultura. Também oferecemos uma programação com muitas atividades, voltadas para as pesquisas no campo, especialmente para as agroindústrias de pequeno porte”, afirmou Thalita Jorge. Ela ainda destacou o espaço voltado para as startups que desenvolvem tecnologia e inovação no segmento de produção rural.
Entre as novidades da Prefeitura tem o Portal História do Basalto, área elaborada para expor a cronologia e o histórico dos resultados obtidos pelo Município nos estudos que vêm conduzindo sobre a aplicação do remineralizador de solo. Além disso, há exposição de amostras cultivadas com e sem o pó de basalto, destacando os resultados positivos do uso do produto.
Os visitantes do espaço montado pela Prefeitura poderão participar de uma programação especial com as seguintes apresentações:
– Vitrine: exibição de modelos de negócios por meio de apresentações curtas e diretas voltadas para investidores, parceiros ou clientes;
– Tecnologia de ponta: promoção de ciclo de palestras tecnológicas com foco na apresentação de pesquisas e compartilhamento de tendências inovadoras;
– Roda de conversa: abordagem por órgãos da administração direta e indireta, como por exemplo, a Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), formas inovadoras e tecnológicas de gestão da água;
– Matchmaking: tem como objetivo conectar grandes empresas com startups e pesquisadores em busca de oportunidades de negócios e parcerias estratégicas;
– Conecta: é uma iniciativa inovadora que busca unir as pessoas que fortalecem o ecossistema de inovação de Uberlândia;
– Apresentação de Desafios por Empresas Destaques no Agronegócio e a Importância do Empreendedorismo: grandes empresas compartilharão seus desafios para despertar a curiosidade de startups, pesquisadores de instituições de ensino superior e centros de pesquisa.
Saiba mais sobre a participação da Prefeitura de Uberlândia na Femec 2023 clicando aqui.