O Programa Escola Água Cidadã (Peac), do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), atendeu mais de 1.800 pessoas nas atividades preparadas para a Semana da Água, realizada de 20 a 25 de março. Dentre as principais iniciativas de conscientização estavam palestras, visitas guiadas ao Museu da Água, teatro de fantoches, Cine e Água e plantio de mudas.
Com o tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), as atividades da Semana da Água foram realizadas em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março.
Produzida por crianças da rede municipal de ensino, a exposição de arte “Água – Elemento da Vida” permaneceu aberta para visitação no hall do Dmae durante toda a semana. Oficina de Arte Sustentável, limpeza de represas e palestra na Feira do Agronegócio Mineiro (Femec) também foram destaques na programação.
Para a supervisora do Peac, Priscilla Petrocelli, a semana apresentou resultados positivos. “Foi uma semana dinâmica e conseguimos realizar todas as atividades com êxito. Todos os feedbacks que recebemos foram satisfatórios, pois atendemos um alto número de pessoas”, diz.
O principal público alvo das atividades foram as crianças que, a partir de uma abordagem lúdica, participaram de ações que promovem a sustentabilidade e preservação da água, como no plantio de 154 mudas nativas do cerrado realizado na última sexta-feira (24) por alunos da CEIA Professora Rosa Maria Melo no Rio das Pedras.