Notícias

Prefeitura retoma Justiça na Escola nesta segunda-feira (27)

Escola Municipal Professor Jacy de Assis é a primeira unidade escolar participante do projeto em parceria com o Judiciário neste ano
27 de março de 2023

Nesta segunda-feira (27), a Escola Municipal Professor Jacy de Assis, situada no bairro São Jorge, abriu as portas para a retomada do programa Justiça na Escola.  Paralisado por dois anos, devido à pandemia de Covid-19, o programa volta às atividades em 16 escolas selecionadas, sendo oito da rede municipal e oito da rede estadual.

Com o objetivo de aproximar o Judiciário principalmente das crianças e jovens de Uberlândia, levando conhecimento e esclarecendo temas importantes, o Justiça na Escola é coordenado pela Vara da Infância e da Juventude, em parceria com a Prefeitura de Uberlândia e demais órgãos.

Segundo Marco Antônio Palhares, assessor da secretaria municipal de Educação, a retomada do programa é importante para toda comunidade. “É uma honra e um benefício para todos nós, receber o Justiça na Escola. Direitos e deveres do cidadão são esclarecidos para pais, alunos e professores, assim como a disciplina na escola, atos infracionais, convivência familiar, violência doméstica,  o Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA) e de prevenção às drogas”, pontuou o representante da pasta. 

Prefeitura retoma Justiça na Escola nesta segunda-feira (27) 1
Fotos: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Os temas são trabalhados em salas de aulas por meio de palestras e interações diretas dos representantes e parceiros para com os alunos do 6º ao 9º ano. Para o estudante Gabriel Araújo, o projeto ajuda a simplificar o que parecia complicado. “A gente não entendia muito de como a Justiça funcionava e achei importante porque muitos direitos e deveres foram bem explicados. É sempre bom compreender as leis, e conhecer de perto às autoridades a quem podemos recorrer”, destacou o aluno do oitavo ano da Escola Municipal Jacy de Assis.  

Aproximando o Judiciário da escola, o juiz responsável pela Vara da Infância e da Juventude em Uberlândia, José Roberto Poiani, reforçou a rede de proteção da criança e do adolescente dentro da sala de aula. “Promovendo pessoalmente o diálogo e a troca de ideias, levamos informações importantes para a integridade destes jovens, aproximando-os de seus direitos, deveres e canais de apoio. O Justiça na Escola tem resultados positivos, em consequência de muito trabalho de todos os envolvidos e sua retomada é de grande satisfação.”

Prefeitura retoma Justiça na Escola nesta segunda-feira (27) 2
Fotos: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

 Parcerias do Programa Justiça na Escola

Prefeitura Municipal de Uberlândia, por meio das secretarias municipais de Educação, Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação e Secretaria de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil; Defensoria Pública, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar Superintendência Regional de Ensino, Ponte de Amor, Conselho Tutelar, OAB e Escolas Municipais e Estaduais.

Veja Também