Nesta quarta-feira (29), o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) apresentou novos modelos de hidrômetros e benefícios do sistema de telemetria ao setor de construção civil na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon – TAP). Após a apresentação, os construtores tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas com os técnicos da autarquia sobre a medição individualizada e implantação da telemetria.
Para aumentar a eficiência do serviço de hidrometria e incentivar o consumo consciente, desde o ano passado, o Dmae está exigindo que os hidrômetros instalados em novas construções sejam pré-equipados para telemetria. “Vale ressaltar que desde 2021 já trocamos mais de 70 mil hidrômetros com a nova tecnologia, sem custo para a população. Isso é investir em inovação e sustentabilidade”, afirma o diretor geral do Dmae Renato Rezende.
Com a implantação da telemetria nos novos modelos de hidrômetros, o Dmae poderá acompanhar em tempo real as variações do consumo diário de água do contribuinte, detectando inclusive possíveis vazamentos ou violação do hidrômetro, o que vai contribuir para a redução de perda de água tratada. “Além disso, está em estudo o desenvolvimento de um aplicativo que vai permitir, também ao contribuinte, acompanhar seu próprio consumo diário. Desta forma, vamos incentivar, ainda mais, o uso consciente da água e promover a sustentabilidade”, destaca o diretor.
O presidente do Sinduscon – TAP, Pedro César Spina, vê a iniciativa do Dmae como um avanço importante. “A medição individualizada é uma medição que faz justiça, porque cada um paga exatamente o que consome. É muito importante que o Dmae tenha adotado essa linha. Juntamente com a medição individualizada, ele adotou a telemetria, que é um avanço tecnológico, aumentando eficiência e transparência do sistema. O que queremos hoje é, junto às construtoras, que ninguém tenha dúvida, que possamos realizar um trabalho de qualidade e atender a comunidade de Uberlândia, colocando na cidade avanços tecnológicos que já existem em outros lugares do Brasil,” afirmou.
Atualmente o Dmae já realiza o monitoramento diário de consumo à distância em 53 grandes consumidores de Uberlândia. Dentre os locais em que o sistema de medição remota foi instalado estão fábricas localizadas no Distrito Industrial, Hospital Madrecor, Torres Sul, Uniminas, UFU – Campus Santa Mônica e os condomínios residenciais nos bairros Copacabana, Jardim Holanda, Chácaras Tubalina e Cidade Verde. Esta tecnologia tem como benefício, a rapidez, o monitoramento dos hidrômetros à distância e a leitura em locais de difícil acesso. Também é possível, acompanhar o consumo diariamente, detectar vazamentos internos e constatar irregularidades no medidor.
Medição individualizada em condomínios
Para aumentar a eficiência do serviço de faturamento e atender às exigências da lei federal 13.312/16, foi publicado em 2021 no Diário Oficial de Uberlândia, a resolução 11 estabelecendo critérios para novos edifícios, adotando hidrômetros individuais para medir o consumo por unidade habitacional. “Os hidrômetros individuais em condomínios garantem que o contribuinte pague um valor mais justo em relação ao seu consumo. Embora seja direcionada apenas às novas construções, condomínios antigos que ainda rateiam o valor consumido de água, podem, caso os moradores queiram, implantar também a medição individualizada”, explica o diretor.
Já foram aprovados no setor de planejamento do Dmae 70 projetos de edificações condominiais com sistema de medição individualizada, os quais 35 já contam também com telemetria. Vale ressaltar que o condomínio continua com um macromedidor para o uso da água nas áreas comuns e que as unidades autônomas (apartamentos ou casas) usam um medidor próprio.