Neste mês de abril, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) segue com atividades de educação ambiental em escolas de Uberlândia e institutos, por meio do Programa Escola Água Cidadã (Peac). Nesta segunda (3), a iniciativa contou com palestra para os alunos do 6º ano da Escola Estadual Segismundo Pereira, abordando temas como a importância dos recursos hídricos para a sociedade, como também a questão dos resíduos sólidos.
A ação se estende durante a semana e conta com a participação de estudantes do Fundamental II e do Ensino Médio. “A proposta é abordar o ciclo da água na natureza, mostrando sua importância e as etapas, desde a captação até o consumo. Vamos fechar o circuito de palestras tratando sobre os resíduos sólidos, enfatizando o descarte correto do lixo”, afirma a supervisora do Peac, Priscilla Petrocelli.
O cronograma também inclui visitas à Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Branco, com alunos do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) de Uberaba e Uberlândia, além de visitas à Fazendinha, atividade com a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Elvira Sabag.
Peac
O Programa Escola Água Cidadã integra as ações do pilar de sustentabilidade do Dmae. Em 2022, o Peac atendeu 37.795 pessoas em 715 atividades presenciais. A iniciativa começou em 2003, destacando as ações contra o desperdício de água e foi regulamentada em 2015. Na pandemia, levou o projeto Educação Virtual às casas e retornou às atividades presenciais em setembro de 2021. Até o ano passado, cerca de 360 mil pessoas já haviam recebido alguma ação educativa do Peac, uma iniciativa essencial diante dos problemas que o mundo enfrenta, como poluição ambiental, mudanças climáticas e desperdício de água e energia.
Para agendar visitas ou participar das atividades do Peac, as escolas e instituições podem entrar em contato pelo telefone 3233-2567 ou pelo e-mail: escolaaguacidada@uberlandia.mg.gov.br