Comprometida com a saúde e a dignidade menstrual, a Prefeitura de Uberlândia promove mensalmente a distribuição de kits de absorventes para estudantes da Rede Municipal de Ensino com idades a partir de 11 anos e que estejam cadastradas no CadÚnico. Desde abril de 2022, a Secretaria Municipal de Educação já entregou 48.656 pacotes para estudantes de 50 escolas por meio do Programa Municipal de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual.
Neste ano, a distribuição foi retomada logo após o início do ano letivo, beneficiando mais de 2 mil estudantes. Acompanhando as entregas nesta terça-feira (4), na Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chaves, a secretária de Educação, Tania Toledo, reforçou a importância da ação.
“É uma realidade em todo Brasil que algumas meninas deixem de ir à escola por não terem condições financeiras de adquirir produtos de higiene íntima durante o ciclo menstrual. Para manter o direito ao estudo e a dignidade menstrual, a gestão do nosso prefeito Odelmo Leão trabalha para assegurar a saúde e a proteção dessas meninas com a entrega dos kits.”
Programa Municipal de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual
O Programa Municipal de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual foi regulamentado pelo prefeito Odelmo Leão por meio do decreto nº 19.452, assinado em 9 de novembro de 2021. A entrega teve início em abril de 2022 e distribuiu, durante o último ano, mais de 36 mil pacotes de absorventes para cerca de 2,3 mil alunas cadastradas no CadÚnico e que optaram pela aquisição do produto. A estimativa da Secretaria Municipal de Educação é encerrar o ano letivo de 2023 com a entrega aproximada de 4 mil kits por mês.
Para Andreia Leal, diretora da Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chaves, o fornecimento de absorventes reflete diretamente na presença escolar. “A nossa escola distribui absorventes mensalmente a 40 alunas cadastradas no CadÚnico. A distribuição também colabora para que um assunto tão natural deixe de ser tabu e passe a ser olhado com a naturalidade e dignidade que merece”, destacou a diretora.
O kit é composto por dois pacotes de oito absorventes cada. A entrega é feita nos cinco primeiros dias úteis de cada mês pela escola onde estão matriculadas as alunas cadastradas no CadÚnico. Além dos kits de absorventes, o Programa Municipal de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual ainda prevê ações educacionais sobre o tema.
“Acho muito importante essa entrega. Lá em casa, somos quatro mulheres, sendo minhas irmãs, minha mãe e eu. Com certeza, contribuo na economia, no orçamento da minha família, recebendo meus absorventes pela escola, além de ajudar a mostrar para minhas amigas e outras alunas o quão natural é esse movimento”, pontuou Lara Gabriele Duarte, aluna do 9º ano da rede municipal de ensino.