O trabalho da Prefeitura de Uberlândia em prol da saúde, segurança e bem-estar da população não para. Atuando diretamente no combate ao Aedes Aegypti e das doenças transmitidas pelo mosquito, o Mutirão Cidade Limpa continua, neste fim de semana e nos dias que se seguem, atendendo a região do Grande São Jorge. Até o momento, quase 3 mil criadouros do Aedes já foram eliminados em decorrência da força-tarefa, que, desde o dia 1º de abril, envolve diferentes secretarias com diversas ações.
“Completamos neste sábado (8) uma semana de atuação bastante forte da Prefeitura com cata-treco, hidrojateamento para limpeza de vias e canaletas, coleta de lixo e recicláveis, roçagem, capina, tapa-buraco e combate direto aos focos do Aedes Aegypti. É muito importante que a população continue colaborando conosco, fazendo o descarte correto de resíduos e materiais e mantendo limpas suas propriedades e calçadas no entorno”, reforça a secretária municipal de Serviços Urbanos, Larissa Espíndula.
Coordenador do Programa Municipal de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes, José Humberto Arruda também orienta os moradores da região a receberem os agentes de zoonoses para as vistorias.
“Cada pessoa tem um papel primordial na nossa luta contra a proliferação do Aedes Aegypti. E nossos agentes continuam nessa área do São Jorge com as visitas domiciliares para orientar e auxiliar na identificação e eliminação de focos e criadouros. Nossos agentes estão devidamente identificados com crachá, colete e número de contato para que os moradores tenham a segurança de que estão sendo abordados por um profissional do Centro de Controle de Zoonoses. É importante que a população nos receba, pois juntos somos mais fortes contra o mosquito que transmite dengue, chikungunya, zika e febre amarela”, destaca o coordenador.
No setor de Saúde, o Programa Municipal de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes vistoriou, até esta quinta-feira (6), 1.651 imóveis que, até então, permaneciam fechados. Dessa forma, puderam ser tratados e eliminados 2.991 criadouros e 87 focos.
Além do mais, o Mutirão Cidade Limpa já chega a quase 700 toneladas de entulhos recolhidos, entre Resíduos da Construção Civil (RCC), lixo doméstico, volumosos e recicláveis, e quase 30 toneladas de reposição asfáltica. É o resultado da ação conjunta que também mobiliza as secretarias municipais de Serviços Urbanos, Obras e Trânsito e Transportes e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).
No suporte às equipes, estão empenhados caminhões para os serviços de cata-treco e coleta seletiva, caminhões basculantes para retirada de entulhos e limpeza, tratores roçadeira, retroescavadeiras, além de maquinários e equipamentos para patrolamento de vias e fumacê.