Paratletas do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia – associação parceira da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e do Praia Clube – disputam, entre quinta (13) e sábado (15), o Campeonato Brasileiro de Halterofilismo Paralímpico, competição que será realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, com a participação de representantes de todo o país.
A equipe CDDU/Futel/Praia Clube será representada por 24 paratletas, além do treinador Weverton Santos e dos auxiliares Douglas Andrade e Rodrigo Borges, educadores físicos da Futel. “Nossa equipe tem feito um trabalho intenso de preparação e conta com paratletas bastante experientes. Por isso, acredito que temos boas chances de retornar para Uberlândia com o hexacampeonato brasileiro”, destacou o treinador Weverton Santos.
“Além de buscar o título, os paratletas estão focados em fazer o seu melhor para alcançar boas marcas e, assim, garantir vagas em importantes competições internacionais que acontecerão em breve, como o Mundial de Halterofilismo (em agosto), os Jogos Parapan-Americanos do Chile (no fim do ano) e os Jogos Paralímpicos de Paris (em 2024)”, completou.
Resultados recentes
Atualmente, Uberlândia está entre as principais potências do halterofilismo brasileiro. Na 1ª Fase Nacional de Halterofilismo, no início de março, a equipe CDDU/Futel/Praia Clube conquistou 30 medalhas (12 de ouro, 8 de prata e 10 de bronze) e os títulos de melhor equipe e de melhor treinador da competição (Weverton Santos).
Já no ano passado, somou 128 medalhas em importantes competições nacionais e internacionais, com destaque para as 40 medalhas (23 de ouro, 11 de prata e 6 de bronze) no Regional Open das Américas de Halterofilismo, nos Estados Unidos, e as 11 medalhas (6 de ouro, 2 de prata e 3 de bronze) na Copa do Mundo de Halterofilismo, em Dubai, nos Emirados Árabes.
Os resultados têm ligação direta com o trabalho desenvolvido pela Futel, que disponibiliza aos paratletas a estrutura do Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob gestão do Município) para treinamento, além de fornecer profissionais de educação física para acompanhá-los em treinos e provas.