Foram iniciadas as atividades de 2023 do Programa Força no Esporte (Profesp), desenvolvido pelo 36º Batalhão de Infantaria Mecanizada (36º BIMec), em parceria com a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). O programa atende a 120 alunos, de 9 a 12 anos, com aulas de multiesportes (atletismo, futebol, vôlei, basquete e handebol), oferecidas de segunda a quinta-feira, em dois períodos (manhã e tarde).
A iniciativa tem crianças selecionadas pelo 36º BIMec em quatro escolas municipais (Freitas Azevedo, Professora Carlota de Andrade Marquez, Josiany França e Dr. Gladsen Guerra de Rezende) e estabeleceu seis objetivos específicos: desenvolver valores sociais e cidadania; reduzir a exposição aos riscos sociais; desenvolver a capacidade física e a habilidade motora; apoiar com reforço educacional, psicopedagógico, cultural e social; apoiar com reforço alimentar e revelar talentos.
“É uma parceria bastante importante, em que a Futel disponibiliza educadores físicos para ministrar as aulas, além de fornecer parte dos materiais esportivos ao projeto. Com isso, a Futel e o 36º BIMec trabalham juntos para proporcionar lazer, diversão, saúde e cidadania a essas crianças”, ressaltou o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta.
Como lembra uma das professoras do Profesp, a educadora física da Futel, Márcia Barboza, o multiesportes contribui bastante para o desenvolvimento das crianças. “Todos os alunos participam das aulas das cinco modalidades (atletismo, futebol, vôlei, basquete e handebol) e, dessa forma, aprendem os fundamentos desses esportes, o que é excelente nessa fase de desenvolvimento, especialmente no que se refere a aspectos como melhora da coordenação motora e do raciocínio lógico”, destacou.