Em cerca de dez dias, uma verdadeira força-tarefa montada pela Prefeitura de Uberlândia tem mobilizado a população a colaborar com o combate ao mosquito transmissor da dengue e outras doenças. Concentrado desde o dia 1º de abril nos bairros que compõem a Região do Grande São Jorge, o Mutirão Cidade Limpa retornou à rotina da cidade com a eliminação de mais de 21 mil criadouros do Aedes Aegypti e quase 900 toneladas de resíduos. O trabalho continua e seguirá para outras regiões.
“Esse é um trabalho contínuo, que não para com a mudança de endereço do Mutirão Cidade Limpa. É muito importante que as pessoas continuem acondicionando e descartando os resíduos e recicláveis de forma adequada e correta, além de evitarem o acúmulo de objetos e materiais que possam acumular água no quintal. Para isso, temos coleta regular de lixo, cata-treco, ecopontos (que recebem especialmente os RCCS, que são os resíduos da construção civil) e coleta seletiva. Cada pessoa é parte da solução”, reforça a secretária de Serviços Urbanos Larissa Espíndula.
Entre o dia 1º de abril e segunda-feira (10), o Mutirão Cidade Limpa reforçou o acesso da população a serviços oferecidos pelas secretarias de Serviços Urbanos, Obras e Trânsito e Transportes e pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), com empenho de mais de 100 profissionais e maquinários. Visitas dos agentes de endemias, coleta e resíduos domésticos e recicláveis, capina, roçagem hidrojateamento de vias, disponibilização de caminhões cata-trecos, tapa-buraco e apoio na sinalização de trânsito foram as principais ações desenvolvidas no período.
Mutirão Cidade Limpa em números
Em pouco mais de uma semana de atuação na região do Grande São Jorge, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos executou o serviço de roçagem em 260 lotes vagos, totalizando 650 mil metros quadrados (m²) de área roçada. Além disso, 889,08 toneladas de resíduos foram removidas e descartadas corretamente.
Já por meio do Dmae, foi possível recolher 7,9 toneladas de resíduos domésticos e 2 toneladas de recicláveis, coletar com o cata-treco 3,8 toneladas de volumosos e aplicar 9 toneladas de massa asfáltica em benefício da região. Com a Secretaria de Obras, houve a aplicação de 72 toneladas de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) para recuperar a pavimentação e o patrolamento de 3.160 metros de vias. Além disso, a Settran identificou e reforçou a sinalização horizontal em uma área de 3,7 mil metros quadrados e distribuiu 300 unidades de sinalização vertical.
Reforço nas visitas domiciliares
E, se em uma frente, o Mutirão Cidade Limpa concentrou esforços para ajudar os moradores do Grande São Jorge a retirarem entulhos e descartáveis de dentro das casas, em outra também procurou levar conscientização e apoio na eliminação direta de focos e criadouros do Aedes Aegypti. Na primeira edição de 2023 da força-tarefa, as equipes do Programa Municipal de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes conseguiram vistoriar 5.514 imóveis.
Embora os agentes de endemias ainda tenham encontrado pouco mais de 3,5 mil imóveis fechados, as vistorias concluídas resultaram na eliminação de 21.455 criadouros e 533 focos com larvas do mosquito.
Consulte também:
· CCZ aponta que mais de 84% dos criadouros do Aedes estão nos quintais
· Confira aqui os serviços públicos destinados à coleta de cada tipo de resíduo
· Acompanhe diariamente a execução de serviços da Operação Tapa-buraco