O Mutirão Cidade Limpa tem novo endereço no próximo sábado (15). Após passar mais de uma semana na região do Grande São Jorge, a força-tarefa da Prefeitura de Uberlândia vai levar para o bairro Shopping Park o reforço nos serviços de limpeza, benfeitorias e combate a focos e criadouros do mosquito transmissor da dengue.
A mobilização começa às 7h30, com início das visitas às casas das equipes do Programa Municipal de Controle de Doenças Transmitidas pelo Aedes, cata-treco, coleta seletiva e de lixo, patrolamento, fumacê, retirada de entulho, hidrojateamento de vias, tapa-buraco, roçagem, capina, entre outros. Cerca de 100 servidores e grandes maquinários serão disponibilizados para ajudar no trabalho em prol da saúde da população.
“O Mutirão Cidade Limpa busca cumprir dois importantes papéis ao concentrar ações que já estão na rotina da população em um determinado setor da cidade: aumentar a eficiência na eliminação de criadouros e focos do Aedes nas áreas consideradas mais críticas e conscientizar a população quanto à importância do acondicionamento e descarte correto de tudo o que não pode ser utilizado mais nas residências, como lixo, recicláveis, resíduos da construção civil (RCC) e objetos e equipamentos de maior porte, que são os volumosos”, explica a secretária de Serviços Urbanos, Larissa Espíndula.
O Mutirão Cidade Limpa, que reúne ações de limpeza e manutenção com foco na saúde pública, foi retomado no dia 1º de abril no Grande São Jorge. Desde então, a Prefeitura eliminou mais de 21 mil criadouros do Aedes Aegypti e quase 900 toneladas de resíduos.
Além da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, a força-tarefa conta com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e as secretarias municipais de Obras, Trânsito e Transportes (Settran) e Saúde.
Orientação aos moradores
Para melhor eficiência do Mutirão Cidade Limpa, a Prefeitura de Uberlândia orienta que, no dia 15 de abril, os moradores da região do bairro Shopping Park retirem dos imóveis objetos pesados que não desejam mais (como colchões, sofás, fogões e armários velhos ou invalidados), bem como entulhos e pneus, e coloquem na calçada para que o caminhão Cata-Treco e outros caminhões possam passar e recolher. Os itens serão destinados de forma correta pelo Município.
Consulte também:
· CCZ aponta que mais de 84% dos criadouros do Aedes estão nos quintais
· Confira aqui os serviços públicos destinados à coleta de cada tipo de resíduo