Em mais uma ação de combate ao Aedes aegypti, para conter a transmissão das doenças transmitidas pelo mosquito na cidade, a Prefeitura de Uberlândia iniciou, nesta semana, uma conscientização nas escolas municipais e estaduais sobre os cuidados necessários para eliminar focos e possíveis criadouros. Por meio da equipe do Programa Municipal de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes, os agentes de endemias estão fazendo pequenas palestras em sala de aula e distribuindo panfletos com informações sobre a importância do acondicionamento e descarte correto de tudo o que não pode ser utilizado mais nas residências, como lixo e recicláveis.
Nesta quinta-feira (13), o trabalho de reforço do combate à dengue está sendo realizado na Escola Municipal Professor Jacy de Assis, no bairro São Jorge. É nessa região que a Prefeitura de Uberlândia retomou, no início de abril, o Mutirão Cidade Limpa, que reúne ações de limpeza e manutenção com foco na saúde pública. Ainda nesta semana, as equipes já estiveram em duas escolas estaduais.
Durante o trabalho de conscientização, os agentes reforçaram a importância de cada um fazer a sua parte. Segundo levantamento do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), 84% dos focos do mosquito estão nas residências. Dentre os criadouros que mais chamam a atenção dos agentes estão os ralos, banheiros que não são utilizados, calhas, caixa d’água, objetos, lonas e até embalagens plásticas.
No panfleto informativo, há ainda os canais para denúncia de possíveis focos. Um deles é o aplicativo Udi Sem Dengue, que permite uma interação direta com a equipe do Programa de Controle da Dengue, do CCZ. O outro contato à disposição da população é o 3213-1470.