Desde março, a Secretaria Municipal de Educação desenvolve um projeto para levar aos estudantes da rede temas em torno da cultura da não violência. O trabalho é realizado por meio do Grupo Multidisciplinar de Atendimento Escolar (Gumae), composto por psicólogos e assistentes sociais e que desenvolveu uma programação de rodas de conversa com base em demandas levantadas a partir do diálogo mantido com a comunidade escolar em 2022. Nesta quinta-feira (13), a ação foi promovida junto aos alunos do 8º ano da Escola Municipal Hilda Leão Carneiro, no bairro Morumbi, e teve como tema a chamada intimidação sistemática- prática mais conhecida como bullying.
“Nós entendemos que a escola é, ao mesmo tempo, local de aprendizagem de conteúdos e de socialização, onde todos têm a oportunidade de desenvolver um senso de comunidade, pertencimento e respeito às diferenças”, disse a psicóloga Ingrid Magnino Guimarães.
A roda de conversa desta quinta iniciou com a apresentação do tema por parte da equipe do Gumae, da qual Ingrid faz parte. Posteriormente, os estudantes fizeram comentários sobre bullying, expondo seus anseios a respeito do assunto e fazendo sugestões para futuras ações de combate à intimidação sistemática. Segundo a vice-diretora da escola, Marcela Silva de Melo Villas Boas, ações como esta são importantes.
“Sempre combatemos o bullying, mas antes éramos mais voltados para eventos pontuais. Agora também estamos fazendo um trabalho preventivo e a presença de profissionais especializados no assunto é muito enriquecedor para o nosso dia a dia”, ressaltou.
Antes da unidade do bairro Morumbi, a roda de conversa sobre bullying foi realizada em março nas escolas municipais Doutor Joel Cupertino Rodrigues (bairro Integração) e Olhos D’Água (zona rural). Outras 11 unidades de ensino municipal vão receber o projeto ainda neste semestre, com novos temas em destaque.
Esses temas têm como referência os cinco assuntos prioritários dos eixos temáticos trabalhados pelo Gumae: “Relações interpessoais no ambiente escolar e promoção da comunicação não violenta”. “Aspectos relacionados às pessoas com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, “Corpo, afetividade e sexualidade: proteção contra a violência sexual infantil”, “Respeito às diferenças e às diversidades culturais, raciais, religiosas e de gênero” e “Perspectivas de educação e abordagens ao fracasso escolar”.