Na manhã desta sexta-feira (14), o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) realizou uma capacitação técnica de práticas sustentáveis com vista à redução da carga poluidora de fator K, referente à emissão de efluentes não domésticos. O evento apresentou um histórico do funcionamento do Programa de Monitoramento de Efluentes Não Domésticos (Premend), além de sugestões que os estabelecimentos podem adotar para reduzir custos.
Ao participar do evento, o diretor-geral da autarquia, Renato Rezende, destacou que o Dmae tem um custo elevado no decorrer dos anos com a reforma da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha. “As boas práticas e redução da carga poluidora refletem diretamente nas despesas que o Dmae tem com tratamento de efluentes, ao mesmo tempo estamos promovendo a sustentabilidade ambiental como um todo”, afirmou.
O coordenador da gerência de tratamento de esgoto, Marcelo Costa, ressaltou a importância do saneamento, o benefício das boas práticas para a sociedade e apresentou um histórico do Premend. “Com essa iniciativa, nosso intuito é que os estabelecimentos comerciais e industriais tenham uma atenção maior às ações para redução da carga poluidora e, como consequência, consigam uma redução dos custos com o fator K”, disse.
Dentre as ações apresentadas no treinamento que os estabelecimentos podem fazer para reduzir a carga poluidora estão: evitar o descarte de óleo, resíduos e restos de alimentos na rede de esgoto; limpeza correta e frequente das caixas de gordura e caixas separadoras de água e óleo.
Desde fevereiro deste ano, o Dmae adotou novas diretrizes sobre o Premend como a entrega semestral para os estabelecimentos com fator K, menor ou igual a 1.2.
Premend
O Programa de Recebimento e Monitoramento de Efluentes Não Domésticos no Município de Uberlândia (Premend) é destinado às pessoas físicas e jurídicas instaladas no Município que produzem e lançam efluentes não domésticos no sistema público de esgoto. O objetivo do programa é regularizar o estabelecimento perante aos órgãos ambientais no que diz respeito aos efluentes líquidos e auxiliar na sustentabilidade dos sistemas de tratamento de esgoto (redes, estações, elevatórias) em prol do meio ambiente.
Mais informações podem ser obtidas clicando aqui, pelo e-mail: premend@uberlandia.mg.gov.br ou pelo telefone: (34) 3233-2502.