Para minimizar as complicações decorrentes das infecções causadas pelo vírus da gripe, principalmente no inverno, a Prefeitura de Uberlândia ampliará o público prioritário para receber as doses do imunizante. A partir desta segunda-feira (17), gestantes e puérperas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com comorbidades e deficiência permanente podem procurar as 74 salas de vacina do município.
A vacina da gripe na rede pública é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. O imunizante é seguro e reduz as complicações que podem levar aos casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Devido a estas complicações, é preciso que o público-alvo compareça aos postos para receber as doses.
Para se vacinar, é recomendado que a pessoa leve documento de identidade, cartão de vacina (se tiver) e um documento que comprove situações como comorbidade e deficiência permanente.
A coordenadora do Programa de Imunização, Claubia Oliveira, ressaltou que as pessoas dos grupos prioritários precisam entender que a gripe pode levar à internação e ao óbito, e por isso precisam estar protegidas. “É importante destacar que a Influenza só está controlada porque as pessoas estão imunizadas. Se a imunização não ocorre, se as pessoas não comparecem para serem vacinadas, corremos o risco de ter um surto de Influenza”.
A vacinação ocorre nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), das 7h30 às 16h30; das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Tibery, Martins e Planalto, das 8h às 21h; e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 18h30. Nas UBSs dos bairros Tocantins e Brasil o horário foi estendido, sendo das 8h às 21h.