Moradores do bairro Shopping Park iniciaram este sábado (15) acompanhando a grande força-tarefa organizada pela Prefeitura de Uberlândia no combate ao Aedes Aegypti e pela saúde, segurança e bem-estar da população. Com base no mapa de calor que mostra as áreas com maior incidência de casos de dengue, o Mutirão Cidade Limpa agora segue na região reforçando serviços de limpeza e melhorias estruturais. Com o suporte de cerca de 200 profissionais e 44 maquinários e equipamentos, mais de 8 mil criadouros e focos do mosquito foram eliminados nesse primeiro dia.
Além disso, o volume de resíduos coletados e encaminhados para descarte correto passou de 500 toneladas, entre resíduos domiciliares, de pontos críticos e de terrenos baldios; volumosos; recicláveis; massa verde e resíduos da construção civil (RCC). O Mutirão Cidade Limpa, que reuniu equipes das secretarias municipais de Obras, Saúde, Serviços Urbanos e Trânsito e Transportes e Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), atuou com Operação Tapa-buraco, reforço na sinalização, capina, roçagem, fumacê, hidrojateamento de vias, capina, roçagem, cata-trecho, coletas de lixo, entulhos e de recicláveis e visita de agentes de endemias, entre outros
“A Prefeitura está trabalhando incansavelmente para combater a dengue e demais doenças causadas pelo mosquito, realizando uma potente força-tarefa de limpeza e conscientização da sociedade. E para que tudo isso tenha resultado permanente, a gente pede para que a população mantenha, não só nos próximos dias, mas durante todo o ano, a limpeza nos próprios lotes e quintais, para que assim, eliminemos o Aedes aegypti e tenhamos mais qualidade de vida”, destacou a secretária de Serviços Urbanos, Larissa Espíndula.
Impressionado com o tamanho e a dinâmica do Mutirão Cidade Limpa, o morador Wilson Máximo fez o “dever de casa”, observando o próprio quintal e descartando os entulhos. “Eu não esperava que era desse jeito, desse tamanho, cheio de caminhões, tratores, fumacê passando por toda parte. Soube que iam recolher tudo e fui dar uma olhada no quintal. Já peguei os entulhos e os servidores da Prefeitura já estão aqui, trazendo o caminhão pra levar. Muito bacana o mutirão e, agora, devemos manter essa limpeza e os cuidados, fazendo a nossa parte”, disse o morador.
Mais números do 1º dia no Shopping Park
Logo no primeiro dia no Shopping Park, a mobilização encontrou e eliminou 8.136 criadouros do mosquito, além de 188 focos-larvas. Os agentes do Programa Municipal de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes ainda conseguiram vistoriar 2.305 imóveis, que até então estavam fechados, e vedaram 16 caixas d’água.
O coordenador do programa, José Humberto Arruda, salienta que a população deve continuar colaborando, recebendo os agentes e adotando cuidados para evitar o acúmulo de água nas casas. “É necessário que a população compreenda, que entulhos, garrafas, pneus e tantos outros objetos que estão jogados no quintal são enormes criadouros do mosquito, mantendo a circulação viral e fazendo mais vítimas da dengue e demais doenças. A participação do poder público também age diretamente nos resultados. A Prefeitura já executa diversas ações preventivas e de combate e o Mutirão, com certeza, é um grande mobilizador e educativo para a sociedade.”
O Mutirão Cidade Limpa finalizou o primeiro dia também com o recolhimento de 15 toneladas de Resíduos da Construção Civil (RCC) que serão reutilizados em vias não pavimentadas. Ainda foram mapeados e tapados quase 70 buracos em vias, realizados 1.198 metros quadrados de sinalização horizontal e roçados 45 lotes (totalizando 65 mil metros quadrados de área capinada e limpa. O Mutirão segue atuando no bairro Shopping Park neste domingo (16), mantendo equipes mobilizadas por ao menos dez dias.
Retomada do Mutirão Cidade Limpa
Com o compromisso de conscientizar e mobilizar a população por uma cidade mais limpa e fora de uma epidemia de dengue, a Prefeitura de Uberlândia retomou o Mutirão Cidade Limpa no dia 1º de abril. O trabalho começou pela região do bairro São Jorge e garantiu diversos benefícios à comunidade.
Até esta sexta-feira (14), o Mutirão no São Jorge teve auxílio de 161 servidores e 148 maquinários, recolhendo mais de 1,4 mil toneladas de resíduos e totalizando 765 mil metros quadrados de área roçada em 360 lotes roçados. No mesmo período, os agentes de endemias vistoriaram 8.438 receberam vistorias, eliminando 33.388 criadouros do mosquito da dengue, além de 961 focos de larvas.
A região ainda teve 320 buracos tapados, com 4 km de patrolamento e a aplicação de 82 toneladas de revestimento asfáltico (CBUQ). No trânsito, houve reforço de 3,7 mil metros quadrados de sinalização horizontal e a instalação de 300 unidades de sinalização vertical.