O trabalho da Prefeitura de Uberlândia no reforço da segurança das escolas da Rede Municipal de Ensino ganhou novos aliados nesta quarta-feira (19). Durante cerimônia no Centro Administrativo Municipal, o prefeito Odelmo Leão anunciou o lançamento do aplicativo e da página virtual de denúncias “Escola Protegida”, desenvolvidos em parceria com a Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub). Os recursos se somam a diversas ações promovidas por meio das secretarias municipais de Educação e Segurança Integrada.
“Até o momento, não tivemos nenhuma ameaça que se concretizou em nossas escolas municipais. Mas tenham certeza de que não descuidamos nem por um segundo da segurança das nossas crianças. Essa é uma prioridade nossa, que não começou agora. Há anos, por exemplo, todas as escolas sob gestão direta da Secretaria Municipal de Educação possuem câmeras de videomonitoramento 24 horas. Esse trabalho tem sido reforçado e, nas últimas semanas, buscamos novas soluções, inclusive com o apoio da Polícia Militar, que é responsável pelo patrulhamento”, disse o prefeito Odelmo Leão.
O prefeito ainda destacou a inovação dessas ações com o novo aplicativo, entre outras medidas anunciadas.
“O aplicativo ‘Escola Protegida’, desenvolvido pela Prodaub, é mais uma ferramenta para nos auxiliar nessa ação. Assim como Salve Maria, que já tem ajudado tantas mulheres em situação de perigo, o ‘Escola Protegida’ tem um botão de socorro com georreferenciamento, que aciona imediatamente a Central de Monitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Integrada”, explicou o prefeito Odelmo Leão.
O aplicativo é de uso exclusivo dos profissionais que atuam tanto nas escolas sob gestão direta da Secretaria Municipal de Educação quantos nas organizações da sociedade civil parceiras (OSCs) e só depende agora de liberação das plataformas voltadas aos sistemas Android e iOS para poder ser baixado. Já a página virtual “Escola Protegida”, hospedada no Portal da Prefeitura, pode ser utilizada por qualquer cidadão que queira denunciar ameaças à segurança nas escolas. (Clique aqui para conhecer a página “Escola Protegida”)
Além desses recursos, Odelmo Leão anunciou, ao lado da secretária Municipal de Educação, Tania Toledo, e do secretário Municipal de Segurança Integrada, Sargento Ednaldo Régio de Lima, a criação de um ramal telefônico, em cada uma das 122 escolas municipais, com linha exclusiva para contato direto com a Central Municipal de Monitoramento. A Prefeitura de Uberlândia ainda iniciou os trâmites para a ampliação do videomonitoramento em todo o perímetro externo dessas unidades de ensino, com compartilhamento de imagens com a Polícia Militar. Atualmente, há aproximadamente 1,8 mil câmeras operando na Rede Municipal de Ensino.
O evento foi acompanhado por diversas autoridades, entre os quais estavam o chefe do 9º Departamento de Polícia Civil, Marcos Tadeu de Brito; o comandante do 17º Batalhão Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Rodrigo Brasil; a comandante do 32º BPM, tenente coronel Fernanda Patrícia Vieira; a subcomandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, Ana Paula Borges; a superintendente da Regional de Ensino, Onília Borges, dentre outros. A deputada federal Ana Paula Junqueira participou online e o comandante da 9ª Regional de Polícia Militar, o coronel Fernando Reis, que está em agenda em Belo Horizonte (MG), enviou um vídeo de apoio à iniciativa da Prefeitura.
“Quero dizer que somos parceiros da Prefeitura de Uberlândia nessas ações divulgadas. Além disso, em todas as reuniões que tivemos com a Prefeitura, a segurança escolar sempre esteve em pauta, até porque temos serviços, como Proerd e Patrulha Escolar, que são apoiados pela Prefeitura”, disse o comandante.
Ações que já são realizadas pela segurança nas escolas
O videomonitoramento interno de todas as 122 escolas está sob gestão operacional direta da Secretaria Municipal Segurança Integradae gestão administrativa direta pela Secretaria Municipal de Educação. Essas não são as únicas ações desenvolvidashá anos pela Prefeitura de Uberlândia em prol da segurança da comunidade escolar. Uma série de ações pedagógicas em prol da cultura da não violência também faz parte da rotina de alunos, familiares e profissionais no ambiente estudantil, entre outras medidas.
Desde agosto de 2022, a Secretaria Municipal de Educação conta com o Grupo Multidisciplinar de Atendimento Escolar (Gumae), que promove junto aos alunos rodas de conversa sobre relações interpessoais e comunicação não violenta.
Retomado neste ano, após o período da pandemia de Covid-19, o programa Justiça na Escola é uma importante parceria que a pasta mantém junto ao poder judiciário para trabalhar nas unidades de ensino temas que envolvam cidadania e segurança. A Caravana da Paz, organizada pelo setor de Prevenção às Drogas, da Secretaria de Segurança Integrada, é mais uma parceria que trabalha cidadania e os talentos dos estudantes.
A uniformização dos alunos de toda a Rede, inclusive os que frequentam as OSCs parceiras, é outro cuidado adotado pela gestão. Além do mais, parte das unidades de ensino já conta com porteiro eletrônico e as que não possuem estão orientadas a adquirirem o equipamento com recursos da Caixa Escolar.
Também foram reforçadas orientações junto às escolas, como a manutenção de portões trancados e a busca de maior participação das famílias no debate sobre segurança no ambiente escolar. Os diretores, por exemplo, têm recomendado que pais e responsáveis deem maior atenção ao conteúdo acessado pelos filhos nas redes sociais e aos materiais levados para a escola.
Mais imagens sobre a coletiva e as atividades citadas neste material estão disponíveis no Flickr da Prefeitura de Uberlândia. Crédito para as fotos: Araípedes Luz/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU, Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU e Danilo Henriques/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU