Para celebrar o dia nacional do Choro, a Banda Municipal de Uberlândia realiza neste domingo (23), a partir das 10h, no quiosque multiuso (próximo à portaria do bairro Santa Mônica) uma apresentação inteiramente dedicada a este repertório. A data marca o nascimento de um dos maiores ícones da música brasileira – Pixinguinha, completando-se 50 anos desde sua morte.
Considerado o primeiro gênero musical originariamente brasileiro, o Chorinho surgiu a partir da fusão de elementos da música de salão europeia e danças africanas. No repertório deste domingo, serão executadas obras de grandes compositores brasileiros, tais como Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Waldir Azevedo, Zequinha de Abreu, além de arranjos originais do próprio Pixinguinha escritos para a formação instrumental. A Banda realizará ainda ao longo da semana do Choro um circuito de apresentações didáticas deste repertório dedicadas ao público infanto-juvenil em diversos espaços culturais da cidade.
Sucesso por onde passa, a Banda Municipal faz apresentações mensais no Parque do Sabiá e ainda brinda o público em datas especiais, com repertórios temáticos, como Carnaval, Natal e outros.
“Ter a Banda Municipal se apresentando no Parque do Sabiá é sempre muito bom. As pessoas gostam muito e literalmente param para ver a banda tocar. Nessa data tão especial em comemoração ao dia nacional do Choro, sem dúvida teremos um grande número de pessoas assistindo e aplaudindo esta linda apresentação”, disse Edson Zanatta, diretor geral da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel).