A concretagem do novo reator da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha já está em execução. As equipes do consórcio responsável trabalham nas obras do novo dispositivo e na instalação de um canteiro de apoio para, no próximo mês, iniciar o retrofit de um dos 12 reatores da unidade do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).
De acordo com o coordenador da gerência de obras e investimentos em expansão, engenheiro Renato Gularte, o novo reator tem um diâmetro de 38 metros de comprimento e já recebeu 100 metros cúbicos de concreto na sua fundação. “Nos últimos meses tivemos muitas chuvas, o que dificultou um pouco o andamento dos trabalhos, todavia estamos trabalhando para alcançar o cronograma previsto”, disse.
O coordenador lembrou que, a partir de maio, as equipes do consórcio vão trabalhar em duas frentes: uma na execução do novo reator e outra no retrofit de um dos reatores da estação. “No começo do próximo mês, iniciamos a reforma de um dos reatores ao mesmo tempo que o trabalho na execução do novo reator avança”, explicou.
A modernização da unidade visa atender o crescimento da cidade com aumento da sua capacidade de tratamento de efluentes em cerca de 30%. Além do novo reator, a ETE Uberabinha vai ganhar adequações tecnológicas, como a substituição do sistema de remoção de areia dos reatores, instalação de caixa de comporta, substituição e implantação de novas tubulações, implantação de escotilhas de acesso, substituição do sistema de descarga de lodo, aumento do número de distribuidores de vazão, substituição do sistema de coleta de biogás e adequação do sistema de amostragem.
Cada reator tem volume aproximado de 5.450 m³ e capacidade de tratamento de 176 litros por segundo. Também está prevista a ampliação do sistema terciário da estação.
ETE Uberabinha
A ETE Uberabinha, localizada no Distrito Industrial, é a estação responsável pelo tratamento de 96% do esgoto coletado em Uberlândia. Os outros 4% estão concentrados na unidade dos bairros Aclimação e Ipanema. Atualmente, a estação tem capacidade de tratar o esgoto de uma população equivalente a 806.400 habitantes, sendo que sua capacidade total é para 889.260 habitantes.
A operação da ETE Uberabinha foi iniciada em 2003 e passou por melhorias no período de 2010 a 2012, quando foi realizada a reforma de oito reatores anaeróbios, construção de mais quatro e uma central de desidratação de lodo. O Dmae conta também com outras sete ETEs (Aclimação, Ipanema, Marielza, Martinésia, Cruzeiro dos Peixotos, Tapuirama e Miraporanga).