O trabalho empenhado pela Prefeitura de Uberlândia no bairro Shopping Park, por meio do Mutirão Cidade Limpa, foi finalizado nesta terça-feira (25). Ao longo dos últimos 11 dias, a força-tarefa executou ações para reduzir os focos do mosquito transmissor da dengue com serviços diversos. Mais de 1,9 mil toneladas de resíduos e materiais foram recolhidas. Entre criadouros e focos de larvas, foram eliminados 38.613 locais que favoreciam a proliferação para o mosquito Aedes Aegypti.
As secretarias municipais de Serviços Urbanos, Obras, Saúde, Trânsito e Transportes e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) realizaram, entre outros trabalhos, capina, roçagem, utilização do fumacê, hidrojateamento de vias, cata-treco, coleta de lixo, entulhos e recicláveis, além de visitas de agentes de endemias.
Durante o atendimento desta etapa do Mutirão Cidade Limpa, os agentes de endemias vistoriaram 10.050 imóveis. Com este trabalho, foi possível eliminar 37.728 criadouros e 885 focos de larvas do mosquito da dengue. O serviço de limpeza e manutenção na região do Shopping Park ainda atendeu uma área de 458,5 mil metros quadrados (m²), com roçagens feitas em 246 lotes.
Considerando o recolhimento de lixo comum, recicláveis, volumosos, resíduos da construção civil (RCC), massa verde e partes de mobiliários e equipamentos em desuso, a Prefeitura conseguiu retirar mais de 1,9 mil toneladas de materiais das ruas, lotes e residências.
“A força-tarefa que esteve no Shopping Park foi muito atuante e teve ao seu lado o apoio da população. Conseguimos recolher uma quantidade significativa de resíduos e fazer a limpeza de lotes e terrenos vagos. Foram ações relevantes, assim como havíamos percebido anteriormente no São Jorge. Não vamos parar por aqui”, contou a secretária de Serviços Urbanos, Larissa Espíndula.