O Programa Buriti do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) iniciou, nesta quinta-feira (27), uma ação que busca implantar um viveiro para a produção de mudas nativas do Cerrado na Escola Municipal Domingas Camin, localizada no Distrito de Miraporanga. O objetivo é que as mudas produzidas sejam plantadas no córrego Santa Maria, localizado no próprio distrito.
Os primeiros passos para a implementação do viveiro aconteceram com a participação dos alunos do 6º ao 9º ano da escola. De acordo com o supervisor do Buriti, Masterson Ferreira, são atividades próximas da realidade dos estudantes da área rural. Entre as iniciativas propostas pela equipe do Dmae, estão ações como a identificação de matrizes, a coleta de sementes e o mapeamento das árvores.
A iniciativa visa inserir os aprendizados sobre educação ambiental de maneira interdisciplinar em matérias como Geografia, Ciências, Matemática e Português. A partir de diversas oficinas multidisciplinares, os alunos farão parte do processo de produção de mudas.” É um projeto para despertar a questão ambiental de recuperação de áreas degradadas na comunidade”, expõe Masterson Ferreira, supervisor do Programa Buriti.
O projeto vai continuar ao longo do ano e é desenvolvido em uma parceria entre o Dmae, a Secretaria de Educação, a Secretaria de Agronegócio, Economia e Inovação e a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool Participações.
Programa
O Programa Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Desde a implantação em 2008, o Programa Buriti já executou o plantio de 501 mil mudas nativas, cercamento de aproximadamente 627 mil metros lineares e mais de 7 mil horas-máquina de trabalho com a realização de barraginhas, terraceamento, curva de nível e readequação de estradas vicinais.
Com estas ações, aproximadamente 6,9 mil hectares de Área de Preservação Permanente (APP) foram preservados. Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo número 3233-2564.