A Secretaria Municipal de Administração promoveu, nesta quinta-feira (27), a posse dos novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa) para o mandato de 2023. A oficialização dos 20 representantes dos servidores foi marcada pela palestra “Prevenção de Combate ao Assédio Sexual e a outras formas de violência no trabalho”, com corregedora geral do Município, Ana Cláudia Alvarenga Melo Baron.
A Cipa é formada por servidores efetivos e atua com o objetivo de identificar situações que possam causar algum dano à saúde do trabalhador durante o expediente, além de propor melhorias. Na edição 2023, questões e debates sobre os diversos tipos de assédio passaram a fazer parte das demandas das comissões.
Além da Cipa Geral da Prefeitura, com dois membros, a Prefeitura possui as seguintes Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Assédios: Cipa Educação (quatro eleitos), Cipa Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (dois eleitos), Cipa Obras (dois eleitos), Cipa Saúde (dois eleitos), Cipa Agronegócio, Economia e Inovação (dois eleitos), Cipa Meio Ambiente e Serviços Urbanos (dois eleitos), Cipa Zoonoses (dois eleitos) e Cipa Diretoria de Operações e Manutenções (dois eleitos).
Até a posse realizada nesta quinta, a Secretaria Municipal de Administração realizou cursos de capacitação em torno de temas sobre prevenção de acidentes e assédio nesta terça (25) e quarta-feira (26). O trabalho também pode ser acompanhado pelos demais servidores.
“Quanto mais gente capacitada, mais conseguiremos ter um serviço público de qualidade. Quanto mais tivermos um trabalho saudável e desenvolvermos atividades que valorizam o servidor, maior resultado haverá para a população”, apontou a corregedora.
Durante o curso da Cipa também foi realizada uma explanação sobre a Ouvidoria, com a participação da ouvidora-geral do Município, Alessandra Cristina Vicente, que explicou a finalidade do canal e destacou as garantias do mesmo. Foram ministradas, ainda, palestras sobre “Estudo do ambiente, das condições de trabalho e riscos originados do processo produtivo” e “Noções sobre a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados nos processos de trabalho”.