Como parte do projeto de capacitação de pequenos produtores rurais para o uso racional dos recursos naturais aliado ao emprego de tecnologia e inovação, a Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub) realizou, nesta sexta-feira (5), o primeiro curso básico de irrigação. Com a presença de 25 participantes, a qualificação gratuita teve conteúdo teórico, com abordagens sobre as técnicas aplicadas em produções de uva, mangueira, abacate, acerola e figo, além de verduras e legumes, e aula prática, com orientação sobre o processo utilizado na cultura da bananeira.
Um dos responsáveis pelo treinamento, o engenheiro agrônomo e diretor de projetos da Ferub, Mayer Andrade Santos, destacou a importância da aula prática voltada à plantação da bananeira. “Na região, há muitos produtores desta cultura, então é importante eles aprenderem esta técnica. Além disso, estão tendo a oportunidade de fazerem na prática a irrigação”, explicou.
Participante do curso, o produtor rural Rodrigo Pereira da Silva elogiou a qualificação oferecida pela fundação. “Temos apenas alguns períodos de chuva e, implantando a irrigação, podemos ter o cultivo durante o ano todo”, comentou o produtor de milho e batata doce, que tem interesse em ampliar sua produção com o cultivo da bananeira.
A capacitação, que também contou com suporte de especialistas em irrigação e nutrição de cultivos, ocorreu nesta sexta-feira, na sede da Ferub, na Fazenda Buriti.