Neste sábado (6), a população de Uberlândia comparece às salas de vacina do município para ser imunizada contra a gripe. Durante o Dia D de vacinação proposto pelo Ministério da Saúde, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) recebem o público-alvo que tem direito a garantir proteção contra a influenza.
“A imunização ocorre até as 17h. Portanto, esse é o momento para que os responsáveis por crianças com idade entre seis meses e menores de seis anos, pessoas com comorbidades e deficiência permanente compareçam a algum dos pontos de aplicação da dose trivalente. Não tem nada melhor do que a prevenção, e a prevenção é a vacinação”, reforçou a coordenadora do Programa de Imunização, Claubia Oliveira.
Para se vacinar é preciso levar documento de identificação com foto, cartão de vacina (se houver) e, em casos necessários, comprovantes de vínculo empregatício e de enfermidade. Neste dia, o esquema vacinal contra outras doenças também está sendo contemplado para aqueles que procuram as salas de vacina na cidade.
Segundo o aposentado José Adaílson da Silva, que foi até a UAI Tibery para participar da campanha, vacina significa saúde. “Somos obrigados a fazer o nosso dever de casa que é se vacinar. Ao ficar sabendo que hoje seria dia de imunização, procurei vir cedo pra não perder a oportunidade de ficar com o cartão em dia”, contou.
A vacinação contra a influenza segue até o dia 31 de maio nas 74 salas de aplicação do município.
Imunizante
A vacina contra a gripe na rede pública é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de influenza: A(H1N1), A(H3N2) e B. O imunizante é seguro e reduz as complicações que podem levar aos casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Desta forma, é importante que o público-alvo compareça às salas de vacina.
Veja abaixo quem pode receber a vacina contra a gripe neste Dia D:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
Idosos a partir de 60 anos;
Gestantes e puérperas;
Profissionais da saúde e da educação;
Pessoas com comorbidade e deficiência permanente;
Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e urbano;
Trabalhadores portuários;
Funcionários do sistema prisional.