Notícias

Mutirão Cidade Limpa continua e inicia preparativos para mais uma região

Entre 29 de abril e esta quarta-feira (10), mais de 25 mil criadouros e focos do Aedes foram eliminados na região do Morumbi; no próximo sábado (13), força-tarefa segue para os bairros Ipanema, Aclimação e Morada dos Pássaros
10 de maio de 2023

Após mais de uma semana de atuação na região do Morumbi, o Mutirão Cidade de Limpa se prepara para chegar em um novo endereço. A força-tarefa da Prefeitura de Uberlândia vai levar as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue para os bairros Jardim Ipanema, Aclimação e Morada dos Pássaros a partir deste sábado (13). Serão mais de 200 profissionais atuando pelas secretarias municipais de Serviços Urbanos, Obras, Trânsito e Transportes e Saúde e pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) nos trabalhos de limpeza, recolhimento de resíduos e orientação aos moradores.

“O município coloca um aparato grande de maquinário e várias secretarias participam com muitas equipes, mas a ação só se consolida com a participação das pessoas. Só assim conseguimos, de fato, reduzir a infestação e, consequentemente, a transmissão. Por isso, esperamos contar mais uma vez com o apoio dos moradores. Neste sábado, quem mora no Jardim Ipanema, Aclimação e Morada dos Pássaros pode colocar nas calçadas os materiais que não estão em uso dentro das casas para que possamos coletar e fazer o descarte correto”, reforça o coordenador do Programa Municipal de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes, José Humberto Arruda.

O Mutirão Cidade Limpa envolve visitas dos agentes de endemias às casas para vistoria de possíveis criadouros e focos de larvas do mosquito e vedação correta de caixas d’água, roçagem e capina em lotes sujos, retirada de resíduos da construção civil (RCC), massa verde e volumosos, cata-treco, coleta seletiva e de lixo, patrolamento, fumacê, hidrojateamento de vias, tapa-buraco, entre outros. Na região do Jardim Ipanema também será incorporado o serviço de poda de árvores em áreas públicas, como canteiros centrais e praças.

Saiba mais sobre o que já foi feito na força-tarefa

Até esta quarta-feira (10), o Mutirão Cidade Limpa esteve na região do Morumbi. Com o trabalho iniciado em 29 de abril, a Prefeitura eliminou 25.425 criadouros e 595 focos com larvas do Aedes Aegypti. Além disso, foram realizadas 8.9067 vistorias em residências.

Durante esse período, a força-tarefa ainda garantiu o encaminhamento correto de 1.339,24 toneladas de materiais, entre resíduos da construção civil (RCC), massa verde e volumosos, cata-treco, coleta seletiva e de lixo. Em outra frente, foram limpos 285 lotes, com 407 mil metros quadrados de área roçada.

Em abril, o Mutirão Cidade Limpa passou pelos bairros São Jorge e Shopping Park. No somatório, já foram recolhidas mais de 4,5 mil toneladas de resíduos. Mais de 800 lotes foram roçados, totalizando uma área aproximada de 1,5 milhão de metros quadrados (m²) contemplados. Já pelo Programa Municipal de Controle de Doenças Transmitidas pelo Aedes, mais de 22 mil imóveis passaram por vistorias dos agentes de endemias, o que resultou na eliminação de cerca de 80 mil criadouros e 1.879 focos de larvas do mosquito transmissor.

Orientação aos moradores

Para melhor eficiência do Mutirão Cidade Limpa, a Prefeitura de Uberlândia orienta que, no sábado (13), os moradores dos bairros Ipanema, Aclimação e Morada dos Pássaros retirem dos imóveis objetos que não desejam mais (como colchões, sofás, fogões e armários velhos ou invalidados), bem como entulhos e pneus, e coloquem na calçada para que o caminhão Cata-Treco e outros caminhões possam passar e recolher. Os itens serão destinados de forma correta pelo Município.

(Confira aqui os serviços públicos destinados à coleta de cada tipo de resíduo)

Veja Também