Pensando na segurança e comodidade de pedestres e ciclistas, a Prefeitura de Uberlândia deu início, nesta quarta-feira (10), à construção de travessias elevadas na avenida Anselmo Alves dos Santos. As obras visam facilitar o acesso para quem cruza a via e também promovem a ligação entre as partes da ciclovia que já foram executadas no canteiro central. A primeira faixa elevada foi executada na rotatória de cruzamento da Anselmo com a avenida Suíça e a rua Maria das Dores Dias, no sentido Prefeitura/Parque do Sabiá.
Outra novidade é a instalação de um quebra-molas, alguns metros antes da faixa, para alertar os condutores para que reduzam a velocidade. Além disso, serão realizadas sinalizações horizontais e verticais a fim de reforçar os cuidados com o trânsito na via.
“As obras da malha cicloviária da região leste tiveram começo no último mês de fevereiro e estão caminhando bem. Nosso intuito é proporcionar a integração deste setor da cidade com os demais, que já contam com esse recurso cicloviário. Dentro deste mesmo pacote, outros trechos também serão atendidos, como as avenidas Rui de Castro Santos, Dr. Vicente Salles Guimarães e Sacadura Cabral”, contou o secretário de Obras, Norberto Nunes.
Nos próximos dias, ainda serão viabilizadas novas faixas elevadas em outros pontos de acesso à rotatória. As travessias para ciclistas e pedestres, ou seja, as travessias mistas, terão largura de sete metros, enquanto aquelas destinadas exclusivamente para pedestres ficarão com cinco metros cada.
Andamento das ciclovias
Somente nesta etapa de execução das ciclovias no município, serão construídos 11 quilômetros (km) no setor leste, envolvendo diretamente bairros como: Santa Mônica, Tibery, Segismundo Pereira, Grand Ville, Jardim Panorama, Alto Umuarama, Custódio Pereira, entre outros que estão situados próximo ao aeroporto.
As obras das ciclovias seguem sendo implementadas por trechos. Nesta primeira fase, que compreende a Anselmo Alves dos Santos, cerca de 10% da malha cicloviária já está pronta. Vale destacar que a Prefeitura ainda está ampliando as áreas de retorno para automóveis ao longo da via para qualificar ainda mais o trânsito.
O projeto de infraestrutura cicloviário aprovado adota os canteiros centrais como locais referência, conciliando atendimento aos ciclistas sem alterar a trafegabilidade para os automóveis. A melhoria em mobilidade urbana é fiscalizada pela Secretaria Municipal de Obras e realizada pela empresa licitada Sigma Engenharia e Construção Ltda.