Com o objetivo de oferecer melhores condições para os ambulantes, atendimento aos consumidores e movimentação econômica, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, já concedeu 97 autorizações para o uso dos boxes do Condomínio Público, que constitui o Ambulódromo construído na Praça Professor Jacy de Assis, situada na região Central. As atividades no local estão previstas para iniciarem no dia 1º de junho.
O local, que tem áreas cobertas com 3 metros quadrados e banheiro público, comporta 118 vendedores. Ainda há 21 vagas a serem ocupadas no Ambulódromo. O edital para ocupação das vagas remanescentes foi aberto na última sexta-feira (12). As inscrições podem ser feitas até 2 de junho na Diretoria de Fiscalização de Limpeza e Atividades Urbanas da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, localizada no terceiro piso do bloco 1 do Centro Administrativo Municipal. (Clique aqui e confira o edital)
Assim que o espaço estiver em funcionamento, o Comércio e Prestação de Serviços em Áreas Públicas (Comap) poderá ser realizado no local de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 14h. Aos domingos e feriados, os trabalhos estarão condicionados à autorização municipal.
A venda de itens como bebidas alcóolicas, medicamentos, cigarros, eletrodomésticos, além de produtos alimentícios que necessitam de manipulação ou refrigeração, será proibida no Condomínio Público. Os demais produtos poderão ser comercializados desde que liberados pelo setor de fiscalização da Prefeitura.
Fiscalização
Neste mês de maio, a equipe de fiscalização da Prefeitura de Uberlândia vai fazer trabalho de conscientização, na região Central, com os vendedores que não foram selecionados para o uso dos boxes do Condomínio Público nesse primeiro momento. Eles serão orientados sobre a possibilidade de regularização e ocupação de boxes no Ambulódromo e desocupação das calçadas para garantir o livre trânsito de pedestres. Após essa ação, a fiscalização iniciará os trabalhos de rotina, seguindo a legislação, tanto na região quanto em toda cidade.