Diante dos desafios que atingem o planeta neste século 21, como crescimento populacional, aquecimento global, crise hídrica e consumo acelerado, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) tem adotado ações voltadas para educação ambiental, preservação da flora e dos recursos hídricos. Elas fazem parte da política de se pensar globalmente e agir localmente.
A iniciativa mais recente da autarquia foi a criação do documentário “Sustentabilidade, desafio de todos”, no qual contrapõe a situação mundial e a realidade em Uberlândia. A cidade se destaca nacionalmente no saneamento básico, na coleta seletiva e na preservação dos recursos naturais com o programa Buriti de preservação de nascentes.
O diretor-geral do Dmae, Renato Rezende, ressalta que apostar na educação é o caminho para a mudança de cultura e desenvolvimento de novos hábitos voltados para a sustentabilidade do planeta. “Além das ações do Programa Escola Água Cidadã (Peac), estamos potencializando as atividades educativas com um material robusto em vídeo com cerca de 25 minutos, que começou a ser apresentado para jovens e adultos para estimular a interação com o meio ambiente de forma mais sustentável”, afirmou.
O documentário “Sustentabilidade, desafio de todos” conta com depoimentos de especialistas, estudantes e moradores, que falam da relação da sociedade com o meio ambiente. Entre os tópicos abordados estão os desafios atuais na questão ambiental, hídrica, resíduos sólidos, conscientização e a importância da educação para as futuras gerações.
O conteúdo também destaca as iniciativas positivas em Uberlândia no tratamento de água, esgoto, coleta de resíduos, entre outros, com números como: a geração de energia a partir do aproveitamento do biogás do aterro sanitário, porcentual de aproveitamento dos recicláveis na cidade, quantidade de economia de água e preservação de árvores a partir das ações ambientalmente sustentáveis.
Além de ser exibido nas atividades e eventos de educação ambiental promovidos pela autarquia e pela Prefeitura de Uberlândia, o documentário já está disponível para outras instituições utilizarem em ações de conscientização. Para agendar, basta entrar em contato com a equipe do Peac pelo telefone (34) 3233-2567 ou pelo e-mail escolaaguacidada@uberlandia.mg.gov.br.
Confira a programação desta semana:
Quarta-feira – dia 17/05
Auditório da UFU – 5 0 – A – Av. Segismundo Pereira, 2121
Horário: 14h
Granja Marileusa
Espaço de Negócios – Av. Floriano Peixoto, 5605
Horário: 19h
Quinta-feira – dia 18/05
Auditório do Dmae – Avenida Rondon Pacheco, 6400
Horário: 8h30, 14h e 19h