O Mutirão Cidade Limpa completou, nesta sexta-feira (19), uma semana de atuação na região do Jardim Ipanema. A força-tarefa da Prefeitura de Uberlândia continua nos próximos dias e já resultou na eliminação de mais de 13 mil criadouros do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Além disso, foi dada destinação correta para quase 1 mil toneladas de materiais descartados pela população.
O Mutirão Cidade Limpa é organizado pela Prefeitura de Uberlândia por meio das secretarias municipais de Serviços Urbanos, Obras, Saúde e Trânsito e Transportes e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). O trabalho envolve coleta de resíduos, roçagem, capina, hidrojateamento de vias, cata-treco, podas, coleta seletiva, tapa-buraco, patrolamento, fumacê, visita dos agentes de endemias às casas e melhorias na sinalização, entre outros.
Por meio do trabalho dos agentes de endemias do Programa Municipal de Combate às Doenças Transmitidas pelo Aedes, foram acessados 4.564 imóveis que até então permaneciam fechados para visitas e, com isso, 178 focos e 13.119 criadouros do mosquito foram tratados e eliminados. Com a força-tarefa, também já foi feita a poda de 690 árvores e houve a limpeza de 215 lotes, resultando em uma área de 297,5 mil metros quadrados de área roçada.
Faça sua parte
Os serviços oferecidos no Mutirão Cidade Limpa são acessíveis a toda a população. No Portal da Prefeitura, é possível conferir os endereços dos ecopontos existentes na cidade, ter acesso ao contato do caminhão cata-treco e saber em quais dias e horários ocorre a coleta de resíduos domésticos e recicláveis nos bairros de Uberlândia. (Clique aqui e acesse)
O cidadão ainda pode tirar dúvidas, apresentar denúncias ou mesmo requisitar benfeitorias em espaços públicos por meio do Serviço de Informação Municipal (SIM), pelo (34) 3239-2800. Para contribuir com o combate à dengue, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pode ser acionado pelo (34) 3213-1470 e pelo aplicativo UDI sem Dengue.