Com a proximidade do período de baixa umidade do ar e estiagem, a Prefeitura de Uberlândia intensifica ações de prevenção às queimadas. Uma das principais frentes está no trabalho conjunto das secretarias municipais de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, que atuam na fiscalização, limpeza e capina de lotes sujos e educação ambiental. Na estratégia, ainda entram informações fornecidas pelo Corpo de Bombeiros e demais órgãos municipais, além do estímulo para que a população colabore, garantindo a adequada manutenção dos terrenos, onde surgem os principais focos urbanos de incêndios criminosos.
“A participação dos munícipes é fundamental mais uma vez, pois manter os lotes limpos o ano todo é importante tanto para evitar o surgimento de criadouros e focos do mosquito transmissor da dengue e a proliferação de outras zoonoses quanto para evitar ambientes propícios ao aparecimento de focos de incêndio no período de estiagem. Também contamos com outras parcerias, como a do Corpo de Bombeiros, para reforçarmos o combate e o trabalho preventivos nos locais identificados como de maior incidência de queimadas”, explica a secretária Larissa Espíndula.
Por meio das equipes de Posturas, é reforçada a fiscalização, com notificação de proprietários para a limpeza e devida manutenção de lotes onde há mato alto e entulhos com potencial para combustão. Essa ação é complementada com as roçagens sazonais de novembro a maio, capina e a destinação correta da massa verde.
O Núcleo de Educação Ambiental atua em outra frente desenvolvida rotineiramente: a conscientização de estudantes e população em geral. Agendamento de ações do núcleo deve ser feito pelo 3227-1330.
Os incêndios comprometem a qualidade do ar, o que pode agravar doenças respiratórias comuns nessa época do ano, e causam danos à flora e à fauna. Em caso de queimadas ou flagrantes, a população pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo 193. Denúncias envolvendo inconformidades de lotes com o Código Municipal de Posturas podem ser encaminhadas à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos por meio do Serviço de Informação Municipal (SIM), pelo 3239-2800.