Considerado o 9º maior estádio do Brasil pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Estádio Parque do Sabiá está em clima de festa. Às vésperas de sediar o clássico Cruzeiro e Atlético, a estrutura completa, neste sábado (27), 41 anos de história.
A partida, que ocorrerá no dia 3 de junho pela 9ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, entra para o rol de grandes eventos que têm marcado a trajetória do Estádio do Parque do Sabiá como palco de jogos e shows memoráveis. Logo na inauguração, em 27 de maio de 1982, recebeu Brasil e Irlanda do Norte, que terminou com goleada brasileira pelo placar de 7 a 0.
Diante de um público de mais de 75 mil pessoas, este foi o último jogo da Seleção Brasileira antes do embarque para a Espanha, onde foi realizada a Copa do Mundo naquele ano. A construção foi iniciada no dia 11 de outubro de 1978, ou seja, 1.324 dias antes da inauguração.
Desde então, o local sediou o Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino, a Copa dos Campeões Sul-Americanos de Clubes, o Campeonato Brasileiro de Clubes e o Campeonato Brasileiro de Clubes de Futebol Feminino, além de jogos de vários times pelo Campeonato Brasileiro e Taça Libertadores da América e a campanha vitoriosa do Uberlândia Esporte Clube (UEC), que culminou na conquista do título inédito da Taça CBF em 1984.
No mês passado, o Estádio Parque do Sabiá também recebeu partida entre Tombense e Palmeiras, pela Copa do Brasil, com presença de quase 23 mil torcedores. Além disso, tem sido palco dos jogos do UEC pelo Módulo II do Campeonato Mineiro e da equipe feminina do UEC pelo Campeonato Brasileiro Série A3.
O local ainda já recebeu grandes shows nacionais e internacionais, como A-ha, Triângulo Music, Roberto Carlos, Villa Mix, Ivete Sangalo, Gusttavo Lima, entre muitos outros.
“O Estádio Parque do Sabiá é um dos principais espaços esportivos de Minas Gerais e tem uma história repleta de grandes eventos, muitos deles inesquecíveis para todos que estiveram presentes. Além disso, por conta de sua excelente estrutura, tem sido escolhido para receber importantes jogos de futebol, o que coloca Uberlândia em evidência nacional e beneficia diretamente setores como hotelaria, transporte e alimentação”, destacou o prefeito Odelmo Leão.
Estrutura
Administrado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), o Estádio Parque do Sabiá se consolidou, ao longo dessas quatro décadas, como um dos principais espaços esportivos do país. O local tem 15 mil metros quadrados, é adaptado para cadeirantes (inclusive, conta com elevador) e está liberado pela Polícia Militar para receber até 39.990 pessoas nas cadeiras e arquibancadas durante os eventos esportivos. Já no caso de shows, com a utilização do gramado pelo público, esse número aumenta e pode chegar a 46.782 pessoas.
São 68 saídas de emergência, 21 banheiros, quatro vestiários, sala de imprensa, sala de arbitragem, sala da federação, sala de coletiva de imprensa, área financeira, cabines de transmissão de rádio e televisão, cabine do Corpo de Bombeiros, cabine de controle de iluminação, cabine de controle do placar eletrônico, sala de monitoramento e controle de acesso, departamento médico, bares, catracas, bilheteria e dois camarotes, com 40 cadeiras cada. A iluminação do campo é feita por 104 refletores.
A parte externa do Estádio Parque do Sabiá recebeu, no mês passado, 36 luminárias monocromáticas intercaladas com outras 36 em RGB (vermelho, verde e azul – em tradução). Dessa forma, é possível programar um espetáculo visual com rodízio de cores e intensidade ou em uma única tonalidade pré-definida. Também foram instaladas 33 luminárias monocromáticas de LED, dando destaque aos pilares que rodeiam o estádio. O serviço faz parte das ações da Parceria Público-Privada (PPP), firmada pela Prefeitura de Uberlândia com a empresa Engie.