O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) colocou em operação efetiva, neste mês, a Estação Elevatória de Esgoto (EEE) do bairro Aclimação, localizada na Alameda Ecológica, zona leste de Uberlândia. Com essa iniciativa, a autarquia vai desativar gradualmente a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que existe no mesmo local. A nova elevatória está preparada para atender a demanda atual e futura dos bairros do entorno como, Alto Umuarama, Granja Marileusa, Ipanema, Bosque dos Buritis e adjacências.
De acordo com o diretor adjunto do Dmae, engenheiro Guilherme Marques, anteriormente, a autarquia estava operando a elevatória em fase de testes com o sistema de geração própria de energia. “Os testes foram realizados com o grupo de gerador próprio para o sistema. Agora já alimentado definitivamente pela Cemig, possibilitando o início da operação. Esta elevatória bombeará o efluente da zona Norte e Leste para a ETE Uberabinha”, explicou.
Marques ressaltou que nesta primeira fase, a estação elevatória opera com uma motobomba com capacidade de bombear 280 litros de esgoto por segundo, para a ETE. A elevatória também já está preparada para ser ampliada e bombear até 850 litros por segundo, atendendo uma população de até 250 mil habitantes. “Temos um equipamento com capacidade de atender o crescimento recente deste setor de Uberlândia, bem como preparado para a expansão de novas áreas que farão uso deste dispositivo que integra o sistema de esgotamento sanitário da cidade”, afirmou Marques.
A estação elevatória do Aclimação é a maior da cidade em área construída. A unidade conta com tratamento preliminar com sistema de gradeamento, poço de sucção com capacidade para até quatro bombas submersas, reservatório hidropneumático, subestação de energia, sala elétrica, sala de geradores e pátio de manobras.
100% de esgoto tratado
Uberlândia conta com 66 estações elevatórias de esgoto em atividade, além de quatro estações de tratamento no perímetro urbano e outras quatro nos Distritos. O Dmae realiza 100% do tratamento de todo o esgoto coletado. A excelência dos serviços prestados é um dos fatores que colocam a cidade em destaque na área do saneamento, ocupando atualmente a terceira colocação nacional no Ranking Trata Brasil e a primeira de Minas Gerais.