As unidades básicas de saúde são a porta de entrada para toda a população que precisa de atendimento médico. Além do acolhimento, as equipes também têm a função de promover a saúde e o bem-estar da comunidade da sua área de abrangência. Por isso, em celebração ao Dia Mundial Sem Tabaco – data de combate ao vício, que foi instituída em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) -, as equipes das Unidades Básicas de Saúde reforçaram com a população a importância de abandonar o cigarro e buscar auxílio no processo.
As atividades aconteceram em diversas unidades da rede municipal, com a realização de palestras sobre o tema e orientações de como buscar ajuda. “Sabemos que o tabagismo é um vício e que não é fácil abandoná-lo. Por isso, todas as nossas equipes estão capacitadas para acolher e direcionar o paciente, principalmente com a criação dos grupos antitabagismo, que são realizados nas unidades de acordo com a demanda da região”, explicou a diretora da Atenção Primária, Karina Kelly de Oliveira.
A realização do grupo antitabagismo tem as ações definidas e preconizadas pelo Ministério da Saúde. Durante este processo, quem participa do grupo recebe acompanhamento multiprofissional, compartilha experiências e discute os benefícios da vida sem o tabaco, incluindo o controle da ansiedade e orientações sobre a importância de se desenvolver hábitos saudáveis, entre outras ações.
Os interessados em parar de fumar podem procurar a unidade de referência para obter mais informações sobre os grupos e o trabalho realizado. Caso a unidade não tenha ainda o grupo em formação, o paciente é acolhido e direcionado para unidades mais próximas.