A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), promoveu, nesta sexta-feira (2), o Paradesporto Festival de Natação. O evento foi realizado no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob administração da Futel) e contou com a participação de 60 paratletas da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), ambas instituições parceiras da Futel.
Esse foi o terceiro festival promovido em 2023. O primeiro deles aconteceu no mês passado, no Sesi Gravatás, na modalidade atletismo. O evento reuniu 90 paratletas em provas de velocidade, salto em distância, arremesso de disco, lançamento de dardo, entre outras. Já no último sábado (27), o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) recebeu o Festival na modalidade bocha, com a participação de cerca de 50 pessoas. O próximo será no dia 17 de junho, na modalidade de halterofilismo, no Sesi Gravatás.
“Mais uma vez, a iniciativa foi um sucesso, com diversas provas realizadas ao longo de toda a manhã, além da distribuição de medalhas a todos os participantes. Foi também um momento em que os paratletas puderam conhecer melhor uns aos outros e trocar experiências”, disse a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.
Capacidade de atendimento
Atualmente, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, tem capacidade para atender 565 crianças, adolescentes e adultos no paradesporto, em parceria com quatro associações: o Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), a Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), a Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia (Adeviudi) e a Associação dos Deficientes Visuais do Triângulo (Adevitrim).
As aulas e os treinos são oferecidos no Sesi Gravatás e no CIE, nas modalidades de atletismo, bocha, halterofilismo, goalball, halterofilismo, iniciação ao paradesporto, natação, parabadminton e paradesporto escolar.