O paratleta Rodrigo Parreira, da equipe formada a partir de parceria entre a Prefeitura de Uberlândia – por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) –, Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e Praia Clube, foi convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para defender a seleção brasileira no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico. A competição acontecerá em Paris, na França, entre os dias 8 a 17 de julho, e o paratleta concorrerá nas provas de 100 metros rasos e salto em distância.
Segundo o profissional de educação física da Futel, Leandro Garcia, Rodrigo Parreira está entre os principais paratletas do mundo na classe T36, voltada a pessoas com paralisia cerebral.
“O Brasil vive um grande momento no atletismo e fico muito feliz que Rodrigo tenha sido convocado, o que ocorreu devido aos excelentes índices que alcançou em competições realizadas nos últimos meses”, disse.
O diretor-geral da Futel, Edson Zanatta, desejou boa sorte ao paratleta. “É mais uma prova da importância do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, ao proporcionar todas as condições para que paratletas de diversas modalidades treinem e participem de competições. Sei que Rodrigo representará muito bem o Brasil e Uberlândia em Paris e desejo a ele todo o sucesso na competição”, destacou.
Conquistas
Entre as principais conquistas de Rodrigo Parreira estão duas medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 (prata no salto em distância e bronze nos 100 metros rasos) e duas medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, em 2019 (ouro no salto em distância e prata nos 100 metros rasos).
No ano passado, a principal conquista dele foi a medalha de ouro na prova de salto em distância no Meeting Paralímpico Loterias Caixa, disputado em Fortaleza (CE), com a participação de paratletas de todo o país.
Ele treina cinco vezes por semana, no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel), com acompanhamento de profissionais de educação física da autarquia.