A equipe de alto rendimento da Prefeitura de Uberlândia, representada pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), se destacou na etapa final do Campeonato Mineiro de Karate, que foi realizado no Praia Clube, no domingo (4). O desempenho dos atletas garantiu aos caratecas Samuel Maia e Antônia Dimas (ouro), Vitória Bernardes (prata), Matheus Maia, Samuel Noronha e João Gabriel Silva (bronze) a classificação para o Campeonato Brasileiro, que acontece no próximo mês.
“Os resultados foram altamente positivos, se considerarmos a quantidade de participantes e o nível dos caratecas. Os nossos atletas estão classificados para o Brasileiro e ainda vamos definir se vamos participar da etapa de Goiânia ainda neste mês ou de São Paulo, no mês de julho”, disse o treinador e profissional de educação física da Futel, João Pires.
Divulgação/Futel
A equipe da Prefeitura sagrou-se vice-campeã feminina de kata júnior (firmada pelas atletas Ana Clara Rodrigues, Antônia Dimas, Vitória Bernardes e Maria Eduarda Oliveira). Os atletas ainda conquistaram seis medalhas em kumite (duas de ouro, uma de prata e três de bronze). O evento reuniu mais de 800 competidores de todo o estado.
“Foi um evento muito bonito, com um grande número de caratecas e muito bem organizado. Os resultados mostram que o nosso trabalho, que começa nas escolinhas e chega ao alto rendimento está dando resultado. Parabéns a todos pelo evento”, disse o diretor geral da Futel, Edson Zanatta.
Capacidade de atendimento
Atualmente, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, tem capacidade para atender até 510 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos no karatê, sendo 480 na iniciação esportiva e 30 no alto rendimento. As aulas gratuitas são oferecidas no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e está sob responsabilidade da Futel), UTC e nos poliesportivos Luizote de Freitas e São Jorge.