Com o intuito de reforçar o conhecimento sobre o gerenciamento moderno de custos e como ele auxilia na gestão interna dos recursos, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Escola de Governo da Secretaria Municipal de Gestão Estratégica, iniciou, nesta quarta-feira (14), mais uma capacitação para servidores municipais. Com foco nos colaboradores que lidam com assessoria e planejamentos estratégico e orçamentário, a mentoria gratuita “Gestão de Custos e Aspectos Orçamentários” terá sequência nesta quinta (15) e sexta-feira (16), das 13h às 17h, no Auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal.
Ministrada pela mestra em Ciências Contábeis, ex-Contadora-Geral do Município de Belo Horizonte e professora credenciada da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Lucy Fátima de Assis Freitas, a qualificação faz parte das ações do Plano de Integridade do Município, fomentadas pelo Comitê de Governança Pública, e busca aprimorar os sistemas de informações gerenciais municipais e a eficiência do gasto público.
“Essa capacitação está no contexto da chamada Governança Pública. Hoje, uma boa Governança se estabelece na premissa da gestão de custos das atividades, das ações e dos objetivos do Governo de ter uma melhor prestação do serviço público”, destacou Lucy Fátima de Assis Freitas.
Nesta quarta-feira (14), o treinamento apresentou questões ligadas ao sistema de custos na gestão municipal, como conceitos, estratégias, desafios e métodos de custeio. Também foi abordado o ciclo de gestão orçamentária, formado pelo Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA), Execução Orçamentária e Ação Governamental.
Nos próximos dias, a qualificação contará com explanações sobre modelo de gerenciamento de custos, alternativas de sistemas e softwares e os aspectos orçamentários, com enfoques sobre Receita e Despesa, além de fontes de recursos e a LDO, entre outros assuntos.