O mutirão Cidade Limpa chega à quinta região atendida neste ano (confira o balanço abaixo). A partir das 7h30 deste sábado (17), a força-tarefa terá início nos bairros Mansour, Luizote de Freitas e Jardim Europa. O conjunto de ações de combate ao mosquito transmissor da dengue contará com mais de 200 servidores, compondo equipes das secretarias municipais de Serviços Urbanos, Obras, Trânsito e Transportes e Saúde e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) para os trabalhos de limpeza, recolhimento de resíduos e orientação aos moradores.
Serão realizadas visitas dos agentes de endemias às casas para vistoria de possíveis criadouros e focos de larvas do mosquito e vedação correta de caixas d’água. A força-tarefa inclui roçagem e capina em lotes sujos, retirada de resíduos da construção civil (RCC), massa verde e volumosos, cata-treco, coleta seletiva e de lixo, patrolamento, fumacê, hidrojateamento de vias, tapa-buraco, entre outros. Para a região, será incorporado o serviço de poda de árvores em áreas públicas, como canteiros centrais e praças.
“O município coloca um aparato grande de maquinário e várias secretarias participam com muitas equipes, mas a ação só se consolida com a participação das pessoas. Só assim conseguimos, de fato, reduzir a infestação e, consequentemente, a transmissão”, destacou o coordenador do Programa de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes, da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), José Humberto Arruda.
Nas edições deste ano, o Mutirão Cidade Limpa já atendeu 163.204 pessoas nas regiões do São Jorge, Shopping Park, Morumbi e Ipanema, onde foram eliminados 112.510 criadouros e 2.493 focos do Aedes aegypti e 58.923 imóveis visitados. A força-tarefa também efetuou a roçagem de 1.235 lotes, e a retirada de 5.712 toneladas de resíduos. Por parte do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), já foram retiradas 117,89 toneladas de lixo orgânico e 9,95 toneladas de lixo reciclável, enquanto o Cata-Treco retirou 124,79 toneladas de resíduos.
Com o tema “Combate à dengue”, a Unidade de Vigilância de Zoonoses, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, orientou quase 15 mil estudantes por meio de bate-papo nas escolas. Esse também foi assunto das rodas de conversa promovidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social nos centros de referência em assistência social (CRAS) e nos núcleos de apoio integral à criança e ao adolescente (Naicas), alcançando mais de 400 pessoas de diversas idades.
Ainda durante os mutirões já realizados, a Operação Tapa-Buracos, da Secretaria Municipal de Obras, atendeu 1.834 locais com a recuperação asfáltica. O trânsito foi contemplado com a sinalização horizontal e vertical de 5.100 metros quadrados.
Orientação aos moradores
Para melhor eficiência do Mutirão Cidade Limpa, a Prefeitura de Uberlândia orienta que, no sábado (17), os moradores dos bairros Mansour, Luizote de Freitas e Jardim Europa retirem dos imóveis objetos que não desejam mais (como colchões, sofás, fogões e armários velhos ou invalidados), bem como entulhos e pneus, e coloquem na calçada para que o caminhão Cata-Treco e outros caminhões possam passar e recolher. Os itens serão destinados de forma correta pelo Município.
(Confira aqui os serviços públicos destinados à coleta de cada tipo de resíduo)