O paradesporto é um dos destaques do trabalho feito pela Prefeitura de Uberlândia no estímulo à formação de atletas de alto rendimento e à prática esportiva. O projeto, desenvolvido por meio da Fundação do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) junto aos parceiros Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube, foi apresentado, na manhã desta quinta-feira (15), ao vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões. O encontro, realizado no Praia Clube, reuniu paratletas, treinadores e dirigentes e contou também com uma live.
“Eu me surpreendi com o trabalho que é desenvolvido em Uberlândia, na natação, halterofilismo e atletismo. O paradesporto, que era visto basicamente como um trabalho social, hoje tem muita representatividade no alto rendimento e Uberlândia tem muito a ver com todo este sucesso. Minas Gerais tem muito a agradecer e é um privilégio ver de perto o que é feito no esporte paralímpico e olímpico em Uberlândia”, disse o vice-governador Mateus Simões.
A visita também foi acompanhada pelo vice-prefeito Paulo Sérgio Ferreira, representando o prefeito Odelmo Leão, e o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta, que convidou o vice-governador para conhecer outras estruturas oferecidas pelo Município para treinamento dos paratletas, como é o caso do Sesi Gravatás, espaço que está sob gestão municipal desde janeiro de 2022.
“Vi a disposição e alegria dos halterofilistas e faço o compromisso de ver de perto o trabalho que a Prefeitura de Uberlândia e parceiros realizam no Sesi Gravatás, tanto no alto rendimento quanto na iniciação”, afirmou Mateus Simões.
Após o encontro presencial, o vice-governador de Minas participou de uma live, quando conversou com o profissional de educação física da Futel e treinador da equipe de halterofilismo Futel/CDDU/Praia Clube e da seleção brasileira, Weverton Santos.
Parceria
Com o objetivo de fomentar o esporte olímpico e paralímpico de alto rendimento, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, deu dois importantes passos no início de 2022: firmou parceria com o Praia Clube e alugou parte da estrutura esportiva do Sesi Gravatás, contemplando também as associações parceiras Aparu e CDDU.
Pela parceria, a responsabilidade da Futel é oferecer centro de treinamento, profissionais de educação física (treinadores), materiais e equipamentos de uso coletivo, indicar e selecionar atletas que possuem potencial para competir em nível estadual, nacional e internacional e ministrar os treinamentos em todas as modalidades.
Já o Praia Clube fornece aos participantes, acesso à academia do clube, acesso à fisioterapia, condições de sócio-atleta, transporte e alimentação dos atletas nas competições, federação em suas respectivas entidades e a realização das inscrições dos atletas nas competições que participarem.
Neste momento, no paradesporto são atendidos 40 paratletas no halterofilismo (no Sesi Gravatás), 93 no atletismo (no Sesi Gravatás) e dois na bocha (no Centro de Iniciação ao Esporte- CIE), sendo que esta modalidade tem capacidade para atender até 10. A Futel ainda oferece no CIE as modalidades de iniciação ao paradesporto, paradesporto escolar, goalball, bocha e parabadminton.