Com a proximidade das férias, muitas famílias se preparam para colocar o pé na estrada e aproveitar os dias de descanso. Para que tudo ocorra bem, o Procon Uberlândia recomenda atenção para algumas situações. A principal delas é planejar o destino e o orçamento da viagem com antecedência para não tomar decisões “em cima da hora”, além de se atentar ao alugar um imóvel para temporada, contratar um pacote de viagem ou para quem vai viajar de avião e ônibus.
A primeira providência recomendada pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor de Uberlândia (Procon) é o planejamento financeiro, computando gastos com combustível, preço dos passeios, alimentação ou até mesmo o valor das passagens e hotéis.
“O que permite controlar seus gastos na viagem é sempre o planejamento. Não deixe a empolgação passar por cima da organização, para curtir suas férias tranquilamente”, ressalta o superintendente do Procon Uberlândia, Egmar Ferraz.
Diante de qualquer problema relacionado ao consumo durante as férias, Egmar Ferraz orienta os consumidores sobre as medidas a serem tomadas.
“Caso não consiga resolver o conflito com o estabelecimento, é importante procurar o Procon para registrar uma reclamação. Estamos empenhados em garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados e que suas demandas sejam atendidas de maneira justa e eficiente”, ressaltou, reforçando o compromisso do Procon Uberlândia com a defesa dos direitos dos consumidores.
Bagagem Extraviada
Em casos de bagagem extraviada em viagens de ônibus ou avião, é importante guardar os comprovantes de despacho e compra da passagem para registrar a reclamação e calcular a indenização. No transporte de ônibus, a empresa é responsável pela bagagem e deve entregá-la em até sete dias. Caso a bagagem não seja encontrada, a empresa deve indenizar o passageiro.
Nas viagens aéreas, a empresa tem 21 dias para localizar a bagagem, cabendo indenização quando a mesma não é encontrada.
Pacotes de Turismo
Antes de contratar um pacote de turismo, é essencial pesquisar sobre a empresa, verificar o contrato e o roteiro da viagem para garantir que todas as informações estejam claras. Se surgirem problemas, o consumidor deve tentar, primeiramente, resolver diretamente com a empresa, mas se não for possível, é indicado abrir uma reclamação nos órgãos de defesa do consumidor.
Hospedagem
Ao reservar hospedagens é recomendável entrar em contato com o estabelecimento para esclarecer quaisquer dúvidas e garantir que suas necessidades sejam atendidas. Caso você enfrente problemas durante a estadia, como acomodações inadequadas, serviços insatisfatórios ou questões de segurança, é importante comunicar imediatamente a administração do local. Outra dica importante é verificar as avaliações de outros consumidores.
Aluguel por Temporada
Antes de realizar a reserva de um aluguel por temporada, é aconselhável ler atentamente todas as informações fornecidas no anúncio, incluindo detalhes sobre as instalações, regras da propriedade e políticas de cancelamento. Se surgirem problemas após a chegada, como discrepâncias em relação ao que foi prometido no anúncio, o primeiro passo é entrar em contato diretamente com o anfitrião para tentar resolver a situação.
Cruzeiros Marítimos
Ao enfrentar problemas com cruzeiros, é necessário obter informações claras sobre o contrato, itinerário, serviços e políticas de cancelamento. As empresas de cruzeiro são responsáveis pela segurança dos passageiros e devem oferecer assistência, acomodação ou reembolso, conforme necessário.
Locação de veículos
Na locação de veículos, os consumidores têm direito a receber informações claras sobre as condições do contrato, tarifas, seguro, prazos, condições de devolução e restrições. Em caso de problemas no carro, os consumidores têm direito a assistência e reparação, de acordo com o contrato e a legislação aplicável.