O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) iniciou, nesta semana, uma nova etapa de recuperação e adequação de Áreas de Preservação Permanente (APP) de propriedades da zona rural de Uberlândia. Por meio do Programa Buriti, a autarquia está realizando o trabalho de horas-máquina em 15 propriedades atendidas, que integra serviços como curva de nível, readequação das estradas, construção de terraços e barraginhas. Também teve início a instalação de 20 mil metros de cercamento em oito localidades.
O supervisor do Programa Buriti, Masterson Ferreira, ressaltou que o cercamento gera benefícios ao solo, uma vez que a área fica sem receber plantio em determinado período e sem a presença de gado. “Verificamos que ocorre uma recuperação do solo da área preservada, uma vez que o isolamento coopera para o processo de regeneração natural das plantas nativas”, explicou.
Ferreira lembrou que os técnicos da autarquia aproveitam este período de estiagem para realizar o cercamento e o serviço das horas-máquina. “São tarefas propícias para realizar nesta estação do ano, uma vez que é o momento também para reforçarmos as curvas de nível, construir barraginhas e terraços. Com isso, o plantio no período chuvoso vai encontrar um solo em boas condições para vingar”, destacou.
Recuperação de Nascentes
O Programa Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Desde a implantação em 2008, o Programa Buriti já executou o plantio de mais de meio milhão de mudas nativas, cercamento de aproximadamente 627 mil metros lineares e mais de 7 mil horas-máquina de trabalho com a realização de barraginhas, terraceamento, curva de nível e readequação de estradas vicinais.
Com estas ações, aproximadamente 6,9 mil hectares de APP foram preservados. Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo número 3233-2564.