A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), reuniu, neste sábado (24), no UTC, mais de 700 alunos das escolinhas de iniciação esportiva ao alto rendimento. O Torneio de Ginástica Artística e o Festival de Judô marcaram o fim dos treinos no primeiro semestre.
O Torneio de Inverno de Ginástica Artística foi realizado no Ginásio Dr. Eugênio Pimentel Arantes e teve a participação de mais de 200 crianças de 5 a 10 anos. Já o Festival de Judô aconteceu no Ginásio Homero Santos, com a presença de mais de 500 alunos de 6 a 18 anos. Ambas as atividades – voltadas a alunos das escolinhas da Futel e com entrega de medalhas a todos os participantes – foram abertas ao público e reuniram centenas de pessoas.
O diretor-geral da Futel, Edson Zanatta, comemora o sucesso. “Tivemos dois eventos importantes neste sábado, ambos com participação de muitos atletas e de grande público. Esse sucesso evidencia a relevância do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia no esporte e reitera o compromisso da Futel em oferecer qualidade e gratuidade em todas as suas atividades”, destacou.
Maria Luísa Castro, que acompanhou o Torneio de Inverno de Ginástica Artística, elogiou a iniciativa. “Fiquei bastante emocionada ao acompanhar a apresentação das crianças, especialmente da minha filha, Júlia. Ela é apaixonada por ginástica artística e eu fico muito feliz pelo fato de a Prefeitura Uberlândia oferecer essa modalidade gratuitamente”, disse.
Murilo Moraes, que competiu no Festival de Judô, destaca a importância do esporte em sua vida. “Faço aulas desde o ano passado e o judô tem me ajudado em diversos aspectos, inclusive na concentração. Por isso é tão importante se manter ativo e participar das aulas, festivais e competições”, ressaltou.
Capacidade de atendimento
Atualmente, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel e em parceria com o Praia Clube, tem capacidade para atender 280 crianças e adolescentes na iniciação esportiva da ginástica artística e 40 no alto rendimento, com aulas oferecidas no UTC.
Já no judô, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, tem capacidade para atender até 630 alunos no judô, com aulas no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel), UTC, Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), Núcleo Lagoinha, Praia Clube (por meio de parceria) e poliesportivos Jardim Brasília, Luizote de Freitas e São Jorge.